sicnot

Perfil

Desporto

FIA confirma mudança de regras para as qualificações da F1

A FIA, cujo Conselho Mundial do Desporto Automóvel esteve hoje reunido em Genebra, anunciou hoje a validação do novo formato de qualificações para os Grandes Prémios de Fórmula 1, já no início da época de 2016.

© Sergio Perez / Reuters

As mudanças agora confirmadas pela Federação Internacional do Automóvel têm sido contestadas nos últimos tempos em vários setores, como Bernie Ecclestone, Sergio Macchione, o atual 'patrão' da Ferrari e vários pilotos, entre os quais Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

As alterações preveem que haja três períodos na sessão (Q1, Q2 e Q3) com todos os pilotos em pista, que serão eliminados um a um, a começar pelo mais lento.

Na Q1, que durará 16 minutos e terá 22 automóveis em pista, sai o mais lento após sete minutos e depois um a cada 90 segundos, até sobrarem 15 que transitam para a Q2.

Na Q2 (15 minutos), o processo repete-se até sobrarem oito, que passam à última fase, a Q3, que tem 14 minutos e eliminações a cada 90 segundos, até ficarem dois pilotos em pista para discutir a 'pole position', na última volta.

O novo sistema estreia-se a 19 de março em Melbourne, na véspera do Grande Prémio da Austrália.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..