sicnot

Perfil

Desporto

FIA confirma mudança de regras para as qualificações da F1

A FIA, cujo Conselho Mundial do Desporto Automóvel esteve hoje reunido em Genebra, anunciou hoje a validação do novo formato de qualificações para os Grandes Prémios de Fórmula 1, já no início da época de 2016.

© Sergio Perez / Reuters

As mudanças agora confirmadas pela Federação Internacional do Automóvel têm sido contestadas nos últimos tempos em vários setores, como Bernie Ecclestone, Sergio Macchione, o atual 'patrão' da Ferrari e vários pilotos, entre os quais Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

As alterações preveem que haja três períodos na sessão (Q1, Q2 e Q3) com todos os pilotos em pista, que serão eliminados um a um, a começar pelo mais lento.

Na Q1, que durará 16 minutos e terá 22 automóveis em pista, sai o mais lento após sete minutos e depois um a cada 90 segundos, até sobrarem 15 que transitam para a Q2.

Na Q2 (15 minutos), o processo repete-se até sobrarem oito, que passam à última fase, a Q3, que tem 14 minutos e eliminações a cada 90 segundos, até ficarem dois pilotos em pista para discutir a 'pole position', na última volta.

O novo sistema estreia-se a 19 de março em Melbourne, na véspera do Grande Prémio da Austrália.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57