sicnot

Perfil

Desporto

FIA confirma mudança de regras para as qualificações da F1

A FIA, cujo Conselho Mundial do Desporto Automóvel esteve hoje reunido em Genebra, anunciou hoje a validação do novo formato de qualificações para os Grandes Prémios de Fórmula 1, já no início da época de 2016.

© Sergio Perez / Reuters

As mudanças agora confirmadas pela Federação Internacional do Automóvel têm sido contestadas nos últimos tempos em vários setores, como Bernie Ecclestone, Sergio Macchione, o atual 'patrão' da Ferrari e vários pilotos, entre os quais Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

As alterações preveem que haja três períodos na sessão (Q1, Q2 e Q3) com todos os pilotos em pista, que serão eliminados um a um, a começar pelo mais lento.

Na Q1, que durará 16 minutos e terá 22 automóveis em pista, sai o mais lento após sete minutos e depois um a cada 90 segundos, até sobrarem 15 que transitam para a Q2.

Na Q2 (15 minutos), o processo repete-se até sobrarem oito, que passam à última fase, a Q3, que tem 14 minutos e eliminações a cada 90 segundos, até ficarem dois pilotos em pista para discutir a 'pole position', na última volta.

O novo sistema estreia-se a 19 de março em Melbourne, na véspera do Grande Prémio da Austrália.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.