sicnot

Perfil

Desporto

FIA confirma mudança de regras para as qualificações da F1

A FIA, cujo Conselho Mundial do Desporto Automóvel esteve hoje reunido em Genebra, anunciou hoje a validação do novo formato de qualificações para os Grandes Prémios de Fórmula 1, já no início da época de 2016.

© Sergio Perez / Reuters

As mudanças agora confirmadas pela Federação Internacional do Automóvel têm sido contestadas nos últimos tempos em vários setores, como Bernie Ecclestone, Sergio Macchione, o atual 'patrão' da Ferrari e vários pilotos, entre os quais Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

As alterações preveem que haja três períodos na sessão (Q1, Q2 e Q3) com todos os pilotos em pista, que serão eliminados um a um, a começar pelo mais lento.

Na Q1, que durará 16 minutos e terá 22 automóveis em pista, sai o mais lento após sete minutos e depois um a cada 90 segundos, até sobrarem 15 que transitam para a Q2.

Na Q2 (15 minutos), o processo repete-se até sobrarem oito, que passam à última fase, a Q3, que tem 14 minutos e eliminações a cada 90 segundos, até ficarem dois pilotos em pista para discutir a 'pole position', na última volta.

O novo sistema estreia-se a 19 de março em Melbourne, na véspera do Grande Prémio da Austrália.

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.