sicnot

Perfil

Desporto

FIA confirma mudança de regras para as qualificações da F1

A FIA, cujo Conselho Mundial do Desporto Automóvel esteve hoje reunido em Genebra, anunciou hoje a validação do novo formato de qualificações para os Grandes Prémios de Fórmula 1, já no início da época de 2016.

© Sergio Perez / Reuters

As mudanças agora confirmadas pela Federação Internacional do Automóvel têm sido contestadas nos últimos tempos em vários setores, como Bernie Ecclestone, Sergio Macchione, o atual 'patrão' da Ferrari e vários pilotos, entre os quais Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

As alterações preveem que haja três períodos na sessão (Q1, Q2 e Q3) com todos os pilotos em pista, que serão eliminados um a um, a começar pelo mais lento.

Na Q1, que durará 16 minutos e terá 22 automóveis em pista, sai o mais lento após sete minutos e depois um a cada 90 segundos, até sobrarem 15 que transitam para a Q2.

Na Q2 (15 minutos), o processo repete-se até sobrarem oito, que passam à última fase, a Q3, que tem 14 minutos e eliminações a cada 90 segundos, até ficarem dois pilotos em pista para discutir a 'pole position', na última volta.

O novo sistema estreia-se a 19 de março em Melbourne, na véspera do Grande Prémio da Austrália.

Lusa

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01