sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da FIFA assume futebol feminino como prioridade

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, assegurou hoje que o futebol feminino "é uma prioridade" e instou a comunidade futebolística a aumentar a presença da mulher em lugares de decisão para assegurar o futuro da modalidade.

Michael Probst

Infantino, que assumiu a presidência no passado dia 26 de fevereiro, falava durante a segunda conferência sobre "futebol feminino e liderança" que decorreu na sede da FIFA em Zurique, na qual se referiu às reformas aprovadas como a incorporação de, pelo menos, seis mulheres no novo conselho que substituirá o comité executivo.

"É um mínimo de seis, mas deviam ser mais. Devemos olhar para todos os comités. O futebol feminino e a mulher no futebol são uma prioridade, são parte da solução para o futuro deste desporto. Devemos colocar objetivos ambiciosos e ver até onde nos levam", disse Infantino, de acordo com o teor de um comunicado publicada pela FIFA.

A Conferência anual da FIFA sobre "Futebol Feminino e Liderança" coincidiu com o Dia Internacional da Mulher e pretende ser uma plataforma de debate sobre como melhorar a organização e o apoio às mulheres no futebol.

"Este é um símbolo do que queremos obter no futuro", acrescentou Infantino durante a sessão, na qual foram abordados três áreas, o desenvolvimento do futebol feminino, a liderança da mulher e as reformas.

Entre as presentes estavam a ex-tenista Billie Jean King, a ex-futebolista dos Estados Unidos Abby Wambach e a membro do Comité Executivo da FIFA, Moya Dodd, que pediu uma estratégia comercial para o futebol feminino.

"Há muito mais potencial de crescimento no futebol feminino do que no masculino. A FIFA deve reconhecê-lo", disse Wambach, para quem este organismo deve catalogar o futebol feminino como "prioritário", enquanto Billie Jean King solicitou uma nova secretaria geral que apoie a "igualdade de género".

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.