sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da FIFA assume futebol feminino como prioridade

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, assegurou hoje que o futebol feminino "é uma prioridade" e instou a comunidade futebolística a aumentar a presença da mulher em lugares de decisão para assegurar o futuro da modalidade.

Michael Probst

Infantino, que assumiu a presidência no passado dia 26 de fevereiro, falava durante a segunda conferência sobre "futebol feminino e liderança" que decorreu na sede da FIFA em Zurique, na qual se referiu às reformas aprovadas como a incorporação de, pelo menos, seis mulheres no novo conselho que substituirá o comité executivo.

"É um mínimo de seis, mas deviam ser mais. Devemos olhar para todos os comités. O futebol feminino e a mulher no futebol são uma prioridade, são parte da solução para o futuro deste desporto. Devemos colocar objetivos ambiciosos e ver até onde nos levam", disse Infantino, de acordo com o teor de um comunicado publicada pela FIFA.

A Conferência anual da FIFA sobre "Futebol Feminino e Liderança" coincidiu com o Dia Internacional da Mulher e pretende ser uma plataforma de debate sobre como melhorar a organização e o apoio às mulheres no futebol.

"Este é um símbolo do que queremos obter no futuro", acrescentou Infantino durante a sessão, na qual foram abordados três áreas, o desenvolvimento do futebol feminino, a liderança da mulher e as reformas.

Entre as presentes estavam a ex-tenista Billie Jean King, a ex-futebolista dos Estados Unidos Abby Wambach e a membro do Comité Executivo da FIFA, Moya Dodd, que pediu uma estratégia comercial para o futebol feminino.

"Há muito mais potencial de crescimento no futebol feminino do que no masculino. A FIFA deve reconhecê-lo", disse Wambach, para quem este organismo deve catalogar o futebol feminino como "prioritário", enquanto Billie Jean King solicitou uma nova secretaria geral que apoie a "igualdade de género".

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31