sicnot

Perfil

Desporto

Barça, Bayern, City e Atlético tentam confirmar favoritismo na Champions

O detentor FC Barcelona, o Bayern Munique, o Manchester City e o Atlético de Madrid partem terça e quarta-feira em vantagem para atingir os quartos de final da Liga dos Campeões em futebol.

Alejandro Garcia

Depois do apuramento de Benfica, Real Madrid, Paris Saint-Germain e Wolfsburgo, os restantes quatro duelos dos 'oitavos' estão a ser liderados pelos conjuntos que partiram como maior ou menor dose de favoritismo.

Após triunfos fora, FC Barcelona (2-0 ao Arsenal) e Manchester City (3-1 ao Dinamo de Kiev) têm tudo para selar os 'quartos' em casa, tal como Bayern Munique (2-2 com a Juventus) e o Atlético de Madrid (0-0 com o PSV Eindhoven).

No que respeita aos embates de terça-feira, o City, já vencedor da Taça da Liga inglesa, vai, certamente, confirmar o triunfo na Ucrânia, depois de ter 'descansado' em Norwich (0-0), onde se despediu em definitivo do título inglês.

A formação ucraniana, grande responsável pelo afastamento do FC Porto na fase de grupos, isolou-se no fim de semana na liderança do campeonato interno, três pontos à frente do Shakhtar, mas isso de nada servirá em Inglaterra.

Por seu lado, o Atlético de Madrid não conseguiu marcar na Holanda, mas também não sofreu, pelo que lhe basta um triunfo: o PSV sabe que se faturar primeiro, os 'colchoneros' precisam de dois golos, mas o 'onze' de Diego Simeone é favorito.

No fim de semana, a equipa madrilena venceu a Real Sociedad por 3-0, mantendo-se em segundo lugar na Liga espanhola, a oito pontos do 'Barça', enquanto o PSV foi 'empatado' pelo Heerenveen (1-1), valendo-lhe o empate do Ajax (2-2 com o NEC) para segurar a liderança no campeonato holandês.

Os embates de quarta-feira englobam aqueles que são os maiores candidatas ao cetro, nomeadamente o FC Barcelona, que procura tornar-se o primeiro clube a revalidar o título na era 'Champions' (desde 1992/93).

A formação catalã já fez grande parte do trabalho, ao vencer por 2-0 em Londres, face ao Arsenal, graças a dois tentos do melhor jogador do Mundo, o argentino Lionel Messi.

Mesmo com poupanças, o 'Barça' somou sábado, com uma goleada ao Getafe (6-0), o 37.º jogo consecutivo sem perder (31 vitórias e seis empates) e com essa moral que espera os londrinos, que, por seu lado, caíram nos 'quartos' da Taça de Inglaterra, em casa, com o Watford (1-2).

O Bayern Munique não tem, longe disso, o mesmo favoritismo do 'Barça', mas está, claramente, em vantagem face à 'Juve', vice-campeã europeia em título, depois do 2-2 em Turim, onde esteve a vencer por 2-0.

Os comandados de Pep Guardiola, que rumará ao City na próxima temporada, têm o 'fator casa' do seu lado e parecem em boa forma, sendo líderes na Alemanha, cinco pontos à frente do Borussia Dortmund, após o 5-0 ao Werder Bremen.

A Juventus, e depois de um começo de campeonato penoso, já está na rota de mais um título na 'Serie A', e também segue moralizada, após um triunfo caseiro por 1-0 face ao Sassuolo, selado pelo 'inevitável' Dybala.

As quatro equipas que se qualificarem juntam-se a Benfica (eliminou o Zenit), Real Madrid (Roma), Paris Saint-Germain (Chelsea) e Wolfsburgo (Gent) no sorteio dos quarto de final, marcado para sexta-feira.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.