sicnot

Perfil

Desporto

Barça, Bayern, City e Atlético tentam confirmar favoritismo na Champions

O detentor FC Barcelona, o Bayern Munique, o Manchester City e o Atlético de Madrid partem terça e quarta-feira em vantagem para atingir os quartos de final da Liga dos Campeões em futebol.

Alejandro Garcia

Depois do apuramento de Benfica, Real Madrid, Paris Saint-Germain e Wolfsburgo, os restantes quatro duelos dos 'oitavos' estão a ser liderados pelos conjuntos que partiram como maior ou menor dose de favoritismo.

Após triunfos fora, FC Barcelona (2-0 ao Arsenal) e Manchester City (3-1 ao Dinamo de Kiev) têm tudo para selar os 'quartos' em casa, tal como Bayern Munique (2-2 com a Juventus) e o Atlético de Madrid (0-0 com o PSV Eindhoven).

No que respeita aos embates de terça-feira, o City, já vencedor da Taça da Liga inglesa, vai, certamente, confirmar o triunfo na Ucrânia, depois de ter 'descansado' em Norwich (0-0), onde se despediu em definitivo do título inglês.

A formação ucraniana, grande responsável pelo afastamento do FC Porto na fase de grupos, isolou-se no fim de semana na liderança do campeonato interno, três pontos à frente do Shakhtar, mas isso de nada servirá em Inglaterra.

Por seu lado, o Atlético de Madrid não conseguiu marcar na Holanda, mas também não sofreu, pelo que lhe basta um triunfo: o PSV sabe que se faturar primeiro, os 'colchoneros' precisam de dois golos, mas o 'onze' de Diego Simeone é favorito.

No fim de semana, a equipa madrilena venceu a Real Sociedad por 3-0, mantendo-se em segundo lugar na Liga espanhola, a oito pontos do 'Barça', enquanto o PSV foi 'empatado' pelo Heerenveen (1-1), valendo-lhe o empate do Ajax (2-2 com o NEC) para segurar a liderança no campeonato holandês.

Os embates de quarta-feira englobam aqueles que são os maiores candidatas ao cetro, nomeadamente o FC Barcelona, que procura tornar-se o primeiro clube a revalidar o título na era 'Champions' (desde 1992/93).

A formação catalã já fez grande parte do trabalho, ao vencer por 2-0 em Londres, face ao Arsenal, graças a dois tentos do melhor jogador do Mundo, o argentino Lionel Messi.

Mesmo com poupanças, o 'Barça' somou sábado, com uma goleada ao Getafe (6-0), o 37.º jogo consecutivo sem perder (31 vitórias e seis empates) e com essa moral que espera os londrinos, que, por seu lado, caíram nos 'quartos' da Taça de Inglaterra, em casa, com o Watford (1-2).

O Bayern Munique não tem, longe disso, o mesmo favoritismo do 'Barça', mas está, claramente, em vantagem face à 'Juve', vice-campeã europeia em título, depois do 2-2 em Turim, onde esteve a vencer por 2-0.

Os comandados de Pep Guardiola, que rumará ao City na próxima temporada, têm o 'fator casa' do seu lado e parecem em boa forma, sendo líderes na Alemanha, cinco pontos à frente do Borussia Dortmund, após o 5-0 ao Werder Bremen.

A Juventus, e depois de um começo de campeonato penoso, já está na rota de mais um título na 'Serie A', e também segue moralizada, após um triunfo caseiro por 1-0 face ao Sassuolo, selado pelo 'inevitável' Dybala.

As quatro equipas que se qualificarem juntam-se a Benfica (eliminou o Zenit), Real Madrid (Roma), Paris Saint-Germain (Chelsea) e Wolfsburgo (Gent) no sorteio dos quarto de final, marcado para sexta-feira.

Lusa

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.