sicnot

Perfil

Desporto

Sp.de Braga "poupa" para a Europa e perde em Belém

O Sporting de Braga, em modo de poupança para a Liga Europa, perdeu este domingo de vista a Champions, ao perder no terreno do Belenenses por 3-0, à passagem da 26.ª jornada da I Liga de futebol.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Paulo Fonseca entendeu poupar quase todos os habituais titulares, tendo em conta o confronto com os turcos do Fenerbahçe, quinta-feira, para os oitavos de final da Liga Europa, e viu a sua equipa sofrer o pior resultado da época - antes, valia o 0-2 sofrido na receção ao Benfica.

Os bracarenses, com 47 pontos, ainda têm uma vantagem de seis sobre o Arouca, quinto classificado, mas ficaram a 11 do FC Porto (terceiro), dizendo, quase em definitivo, adeus ao play-off de acesso à Liga dos Campeões.

O Belenenses, por sua vez, não ganhava há três jornadas e subiu uma posição, sendo agora 10.º classificado, para o que valeram os tentos de Gonçalo Silva (56 minutos), Miguel Rosa (61) e Tiago Caeiro (66), e colocou-se a quatro pontos do sexto lugar, que dá acesso à Liga Europa.

Oito rondas depois, o Paços de Ferreira voltou a ganhar um jogo no campeonato, o que aconteceu no sempre difícil terreno do Vitória de Guimarães, com um golo de Fábio Cardoso, logo aos três minutos.

Um desfecho que resultou na troca de posições entre as duas equipas, com os pacenses a ocupar o sétimo posto, com 35 pontos, mais um do que o conjunto orientado por Sérgio Conceição, que se viu obrigado a desenhar uma estratégia para toda a segunda parte, que os vitorianos disputaram com 10, por expulsão de João Teixeira, momentos antes do intervalo.

A equipa de Jorge Simão está, também, a um ponto do sexto lugar, que é ocupado pelo Rio Ave, que ontem deu um passo atrás na corrida europeia, após derrota no terreno do Nacional, vencedor por 1-0, graças a um golo do cabo-verdiano Ricardo Gomes, aos 55 minutos.

Os insulares, que se afastaram dos lugares de despromoção (11.º lugar, com 31 pontos), jogaram em superioridade numérica desde os 25 minutos, por expulsão do guardião vila-condense Cássio, responsável por uma grande penalidade desperdiçada, aos 28, por Salvador Agra.

Também ontem, Moreirense e Académica empataram a suas bolas e pouco adiantaram no que diz respeito à luta pela permanência na I Liga, já que a equipa da casa mantém o 14.º posto (27 pontos) e os 'estudantes' descem para penúltimos (23), ultrapassados pelo Boavista, que na sexta-feira venceu no terreno do Marítimo, por 3-0.

O conjunto de Coimbra esteve duas vezes na frente do marcador, graças aos golos de Nii Plange (32 minutos) e Leandro Silva (77), mas os anfitriões responderam das duas vezes, por Boateng (54) e Rafael Martins (84, de penálti), antes de ser expulso.

A jornada termina esta segunda-feira, com a disputa do Benfica-Tondela, no Estádio da Luz (20:00), em que os encarnados podem, em caso de vitória, reconquistar a liderança, enquanto a equipa de Viseu se apresenta em modo de sufoco, com apenas 13 pontos até ao momento e no último lugar da tabela, a 11 do 16.º lugar, o da salvação.

O Sporting é, por isso, líder à condição, com 62 pontos, após vitória sábado no terreno do Estoril-Praia por 2-1, resultado feito com um 'bis' de Slimani, e o FC Porto é terceiro, a quatro pontos, após ter batido o União da Madeira, por 3-2, no mesmo dia.

Com Lusa

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Romelu Lukaku: força, potência e intensidade

    Mundial 2018 / Bélgica

    O avançado Romelu Lukaku foi eleito o Homem do Jogo entre Bélgica e Panamá. Num registo ofensivo em que a força e a potência são pilares para o sucesso junto às redes adversárias, Lukaku representa uma ameaça temível para qualquer defesa. Aos 25 anos, o ponta de lança que José Mourinho foi buscar ao Everton para dar outra intensidade ao ataque do Manchester United vive o melhor momento da carreira. Para já, assume-se como um candidato de respeito na corrida à Bota de Ouro deste Mundial.

  • Andreas Granqvist: o homem que destronou Ibrahimović

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de marcar o penálti que garantiu a vitória da Suécia frente à República da Coreia, Andreas Granqvist conquistou o título de homem do jogo. O capitão da equipa sueca foi também o vencedor da Bola de Ouro atribuída ao melhor futebolista sueco, em 2017, roubando o prémio ao carismático Ibrahimović, que já recebia a distinção há 10 anos consecutivos. Granqvist deu a vitória à Suécia e colocou a seleção escandinava no topo do grupo F, ao lado do México. Aos 32 anos, o defesa central é já um conhecedor dos relvados russos, já que alinha no FK Krasnodar.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Madonna esteve no Terreiro do Paço a ver o Brasil-Suíça
    0:15
  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC