sicnot

Perfil

Desporto

Amostras de testes antidoping dos Jogos de Pequim e Londres vão ser reanalisadas

Amostras selecionadas de testes antidoping dos Jogos Olímpicos Pequim2008 e Londres2012 vão ser reanalisadas antes da edição do Rio de Janeiro, anunciou esta terça-feira a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e o Comité Olímpico Internacional (COI).

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

Segundo os dois organismos, trata-se de uma iniciativa no sentido de proteger os atletas que cumprem o regulamento antidoping e decorrerá antes de agosto, mês em que a cidade brasileira acolherá o acontecimento desportivo, assim como o anúncio dos seus resultados.

Segundo o diretor médico e científico do COI, Richard Budgett, "as reanálises de centenas de amostras já estão em curso".

"O objetivo deste programa é evitar que compitam no Rio de Janeiro atletas que fizeram batota em Londres e em Pequim, e que escaparam ao controlo porque ainda não tínhamos métodos avançados de análise como temos agora", disse o responsável, num simpósio organizado pela AMA em Lausana, na Suíça.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.