sicnot

Perfil

Desporto

Amostras de testes antidoping dos Jogos de Pequim e Londres vão ser reanalisadas

Amostras selecionadas de testes antidoping dos Jogos Olímpicos Pequim2008 e Londres2012 vão ser reanalisadas antes da edição do Rio de Janeiro, anunciou esta terça-feira a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e o Comité Olímpico Internacional (COI).

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

Segundo os dois organismos, trata-se de uma iniciativa no sentido de proteger os atletas que cumprem o regulamento antidoping e decorrerá antes de agosto, mês em que a cidade brasileira acolherá o acontecimento desportivo, assim como o anúncio dos seus resultados.

Segundo o diretor médico e científico do COI, Richard Budgett, "as reanálises de centenas de amostras já estão em curso".

"O objetivo deste programa é evitar que compitam no Rio de Janeiro atletas que fizeram batota em Londres e em Pequim, e que escaparam ao controlo porque ainda não tínhamos métodos avançados de análise como temos agora", disse o responsável, num simpósio organizado pela AMA em Lausana, na Suíça.

Lusa

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.