sicnot

Perfil

Desporto

Amostras de testes antidoping dos Jogos de Pequim e Londres vão ser reanalisadas

Amostras selecionadas de testes antidoping dos Jogos Olímpicos Pequim2008 e Londres2012 vão ser reanalisadas antes da edição do Rio de Janeiro, anunciou esta terça-feira a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e o Comité Olímpico Internacional (COI).

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

Segundo os dois organismos, trata-se de uma iniciativa no sentido de proteger os atletas que cumprem o regulamento antidoping e decorrerá antes de agosto, mês em que a cidade brasileira acolherá o acontecimento desportivo, assim como o anúncio dos seus resultados.

Segundo o diretor médico e científico do COI, Richard Budgett, "as reanálises de centenas de amostras já estão em curso".

"O objetivo deste programa é evitar que compitam no Rio de Janeiro atletas que fizeram batota em Londres e em Pequim, e que escaparam ao controlo porque ainda não tínhamos métodos avançados de análise como temos agora", disse o responsável, num simpósio organizado pela AMA em Lausana, na Suíça.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.