sicnot

Perfil

Desporto

Amostras de testes antidoping dos Jogos de Pequim e Londres vão ser reanalisadas

Amostras selecionadas de testes antidoping dos Jogos Olímpicos Pequim2008 e Londres2012 vão ser reanalisadas antes da edição do Rio de Janeiro, anunciou esta terça-feira a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e o Comité Olímpico Internacional (COI).

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

Segundo os dois organismos, trata-se de uma iniciativa no sentido de proteger os atletas que cumprem o regulamento antidoping e decorrerá antes de agosto, mês em que a cidade brasileira acolherá o acontecimento desportivo, assim como o anúncio dos seus resultados.

Segundo o diretor médico e científico do COI, Richard Budgett, "as reanálises de centenas de amostras já estão em curso".

"O objetivo deste programa é evitar que compitam no Rio de Janeiro atletas que fizeram batota em Londres e em Pequim, e que escaparam ao controlo porque ainda não tínhamos métodos avançados de análise como temos agora", disse o responsável, num simpósio organizado pela AMA em Lausana, na Suíça.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.