sicnot

Perfil

Desporto

Callejas assume-se culpado de extorsão e fraude no escândalo de corrupção da FIFA

O antigo presidente das Honduras, Rafael Callejas, assumiu-se hoje como culpado face às acusações de conspiração para prática de extorsão e fraude económica relacionada com o escândalo de corrupção da FIFA.

© Jorge Cabrera / Reuters

O dirigente de 72 anos, que tem estado sob fiança nos Estados Unidos desde que deixou Honduras no final do ano passado para enfrentar a justiça, conhecerá a sentença a 05 de agosto.

As duas acusações correspondem a uma pena máxima de 20 anos de prisão.

"Culpado", disse Callejas em resposta a uma interpelação do juiz Robert Levy, de um tribunal federal norte-americano em Brooklyn, falando pausadamente em inglês fluente, com sotaque norte-americano, vestido com um fato escuro.

Callejas, que serviu como presidente de Honduras entre 1990 e 1994 e foi presidente da federação de futebol do país até agosto de 2015, enfrentava oito acusações norte-americanas de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro na sequência das investigações das autoridades norte-americanas.

O ex-presidente hondurenho concordou, no âmbito do apelo feito pelo juiz, em pagar 650 mil dólares (580 mil euros), dos quais 180 mil (160 mil euros) a serem pagos dentro de uma semana e o restante no prazo de doze meses.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.