sicnot

Perfil

Desporto

Congresso brasileiro investiga crimes cometidos por dirigentes da FIFA

O Congresso de deputados brasileiro vai criar uma comissão de inquérito parlamentar sobre "os crimes cometidos pelos dirigentes da FIFA", incluindo o antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

José Maria Marín, antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

José Maria Marín, antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

© Jorge Adorno / Reuters

Em comunicado, a assembleia brasileira indica que o inquérito vai visar outros elementos da FIFA além de Marin, mas não especifica quais.

O antigo presidente da CBF é um dos sete dirigentes da entidade que tutela o futebol mundial presos em Zurique, em maio de 2015, um momento que fez eclodir o maior escândalo da corrupção da história da FIFA e levou à queda do seu presidente Joseph Blatter.

Extraditado para os Estados Unidos em novembro, Marin, que presidiu a CBF entre 2012 e o início de 2015, é acusado pela justiça norte-americana de ter recebido subornos na negociação dos direitos comerciais das competições sul-americanas de futebol.

O seu sucessor, Marco Polo Del Nero, também está a ser investigado pela justiça norte-americana, assim como o seu antecessor, Ricardo Teixeira (1989-2012).

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.