sicnot

Perfil

Desporto

Benfica procura reviravolta frente ao Bayern na Luz

O Benfica procura hoje chegar pela primeira vez às meias-finais da atual Liga dos Campeões, precisa de dar a volta a uma desvantagem de 1-0 frente ao Bayern Munique, que nunca perdeu com os encarnados. Gaitan vai estar em duvida até à hora do jogo.

Na semana passada, o Benfica foi a Munique perder por 1-0

Na semana passada, o Benfica foi a Munique perder por 1-0

© Michael Dalder / Reuters

Sem Jonas, castigado, e provavelmente sem Gaitán, que se mantém em dúvida para a partida, o bicampeão português vai tentar vencer pela primeira vez na sua história o conjunto bávaro, na segunda mão dos quartos de final.

Depois de Arturo Vidal ter dado vantagem ao Bayern na eliminatória, o Benfica terá de impor a quarta derrota em 44 jogos aos bávaros na temporada para ter hipóteses de seguir em frente, sendo que o campeão alemão apenas por quatro vezes ficou em branco.

No Benfica, Jonas, melhor marcador do campeonato e um dos líderes da corrida à Bota de Ouro, é ausência certa e Gaitán, que não treinou na terça-feira, pode falhar a partida, para a qual o treinador do Bayern, Pep Guardiola, não pode contar com Robben e com os centrais Boateng, Badstuber e Benatia.

Na sua história, o Benfica já conseguiu por cinco vezes ultrapassar eliminatórias europeias depois de perder fora por 1-0, cenário que acontece agora pela 12.ª vez, sendo que venceu 11 das 20 receções a clubes alemães, mas só três desses triunfos serviriam para eliminar o Bayern.

Os 6-0 ao Nuremberga, em 1961/62, rumo ao segundo título europeu - então Taça dos Campeões Europeus -, o 2-0 aos alemães de Leste do Worwarts, em 1970/71, e os mais recentes 4-0 ao Hertha Berlim, em 2008/09, valeriam, agora, o apuramento.

A história do Bayern frente a equipas lusas é francamente positiva, uma vez que nunca foi afastado numa eliminatória a duas mãos e apenas perdeu duas das 25 partidas com adversários lusos, ambas com o FC Porto, na final da Taça dos Campeões de 1986/87, por 2-1, e na época passada, nesta mesma fase, por 3-1 -- venceu a segunda mão em casa por 6-1.

À mesma hora do Benfica-Bayern Munique, que terá casa cheia na Luz, o FC Barcelona procura manter a vantagem de 2-1 conseguida em casa frente ao Atlético de Madrid.

Na pior fase da temporada, com duas derrotas consecutivas no campeonato, os 'blaugrana' procuram fugir à 'maldição' dos campeões, que, desde que há Liga dos Campeões, nunca conseguiram defender um título.

Na terça-feira, o Real Madrid, com um hat trick de Cristiano Ronaldo, venceu o Wolfsburgo por 3-0 e anulou a desvantagem de 2-0 da primeira mão, juntando-se nas meias-finais ao Manchester City, que recebeu e venceu o Paris Saint-Germain por 1-0, depois do 2-2 da primeira mão.

Lusa

  • Gaitan em dúvida até perto da hora do jogo com o Bayern de Munique
    1:56

    Desporto

    Gaitan vai estar em dúvida até à hora do jogo de esta quarta-fiera, contra o Bayern de Munique.A garantia foi pelo treinador do Benfica, antes do encontro que pode colocar os encarnados nas meias finais da Liga dos Campeões. Para isso, os encarnados têm de reverter o resultado negativo de 1-0 trazido de Munique.

  • Bayern de Munique com ausências no jogo com o Benfica
    1:28

    Desporto

    O Bayern Munique chegou a Lisboa com algumas ausências. Benatia, Boateng, Badstuber e Robben não vão jogar contra o Benfica. Na antevisão do jogo, Pep Guardiola deixou claro que a equipa está bem preparada para o encontro com os encarnados. O Bayern chegou, na época passada, às meias finais depois de ter eliminado o FC Porto.

  • "O Benfica pode fazer história"
    1:09

    Tempo Extra

    Rui Santos diz que o Benfica pode fazer história, esta 4ª feira, frente ao Bayern Munique. O comentador da SIC fez a antevisão da 2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, ontem à noite, no programa Tempo Extra, aqui na SIC Notícias.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19