sicnot

Perfil

Desporto

Ginasta Gustavo Simões qualifica-se para os Jogos Olímpicos

Gustavo Simões apurou-se no sábado para a competição individual de ginástica artística dos Jogos Olímpicos Rio2016, durante o evento teste realizado no Rio de Janeiro, e ampliou para 60 o número de portugueses qualificados.

Carlos Alberto Matos/IMAPRESS

Depois de Gustavo Simões ter sido o primeiro ginasta luso a assegurar presença no Rio, Filipa Martins entra em cena no domingo, na competição individual feminina, em que ficar entre as 24 primeiras é o resultado ambicionado.

O evento teste da ginástica olímpica prossegue depois, até terça-feira, com a qualificação de trampolins, com Diogo Ganchinho, Ana Rente e Diogo Abreu.

A qualificação de Gustavo Simões aconteceu poucos dias após Marcos Freitas e Tiago Apolónia, em masculinos, e Fu Yu, em femininos, terem garantido vagas nos torneios de singulares de ténis de mesa, aguardando-se por um terceiro jogador para completar a equipa masculina, que se apurará pelo 'ranking' de países. A federação lusa terá de optar entre João Monteiro (31.º) e João Geraldo (75.º).

Portugal tem para já 60 atletas confirmados no Rio2016, 18 dos quais no torneio de futebol, número idêntico aos assegurados no atletismo, com Marta Onofre, no salto com vara, e Irina Rodrigues, no lançamento do disco, a serem as últimas a garantirem o apuramento.

Também Ana Cabecinha (20 km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000 m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20 km marcha), João Vieira (20 km marcha e 50 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50 km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000 m e maratona), Sérgio Vieira (20 km marcha), Susana Feitor (20 km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20 km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Yazaldes Nascimento (100 m) e Daniela Cardoso (20 km marcha) têm mínimos.

Embora sejam 21 os atletas com mínimos, apenas 18 estarão no Rio2016, já que existem cinco atletas com mínimos na prova de 20 km marcha e outras quatro na maratona, disciplinas cuja quota por nação é limitada a três presenças.

Também a cavaleira Luciana Diniz garantiu uma quota para Portugal na disciplina de saltos de obstáculos, para aqueles que serão os seus terceiros Jogos Olímpicos, depois de ter estado em Atenas2004 pelo Brasil e em Londres2012 por Portugal.

A missão lusa tem também asseguradas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58 kg, e no tiro, com uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros assegurada pelo experiente João Costa.

Na canoagem, Portugal também já assegurou seis vagas, enquanto Alexis Santos e Diogo Carvalho são os únicos portugueses, para já, com mínimos na natação, ambos nos 200 metros estilos.

O ciclismo de estrada português garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos Rio2016 e terá mais um atleta do que em 2012, sendo que um destes quatro atletas participará também no contrarrelógio.

Na vela, a frota portuguesa será composta por Sara Carmo (Laser Radial), Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e a dupla Jorge Lima/José Costa (49er).

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.