sicnot

Perfil

Desporto

Vitória de Guimarães apresenta dívidas ao Estado de 1,9 milhões de euros

A discussão do processo de acusação a Emílio Macedo da Silva, presidente entre 2007 e 2012 do Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, revelou hoje, na segunda sessão do julgamento, dívidas de perto de 1,9 milhões de euros de IRS e IVA.

Os vimaranenses marcaram por Ricardo Valente (8 minutos), Henrique Dourado (19 e 58) e Danielson (41), na própria baliza, subindo ao oitavo posto, com 22 pontos.

Os vimaranenses marcaram por Ricardo Valente (8 minutos), Henrique Dourado (19 e 58) e Danielson (41), na própria baliza, subindo ao oitavo posto, com 22 pontos.

Lusa

O inspetor da Autoridade Tributária (AT) António Riço, presente no Tribunal Judicial de Guimarães enquanto testemunha, avançou que o clube falhou a liquidação do IRS dos meses de julho a dezembro de 2011, num valor de cerca de 1,3 milhões de euros, bem como a do IVA dos meses de setembro e outubro de 2011 e de janeiro e fevereiro de 2012, num total de 604 mil euros.

O testemunho do responsável da AT pode, contudo, vir a não ter efeito na decisão final do julgamento, após solicitação do advogado do Vitória, Rui Teixeira e Melo, nesse sentido, em virtude do "desconhecimento total e absoluto", a seu ver, demonstrado, apesar dos números referidos se encontrarem no processo, com o Ministério Público pediu um "prazo de cinco dias" para se "pronunciar sobre o depoimento da testemunha em causa".

João Cardoso, presidente da Assembleia-Geral do clube entre 2010 e 2012, reconheceu que o clube, em 2011, entrou numa "espiral recessiva" e deixou de obter "fontes de financiamento" em virtude da pior "relação entre sócios e direção", depois de Emílio Macedo da Silva, até aí ter sempre cumprido com as obrigações e ter melhorado a situação financeira do clube no início da presidência, em 2007, com dois empréstimos bancários num total de três milhões e 200 mil euros.

O diretor comercial da altura, José Luís Machado, confirmou também que a publicidade, que dava "um encaixe significativo ao clube", ficou, em 2011, mais difícil de angariar, ao passo que José Pereira, atual presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e diretor desportivo, admitiu que os salários em atraso aos futebolistas levaram os vitorianos a uma situação de "ingovernabilidade".

O julgamento da acusação do crime de abuso de confiança fiscal ao antigo presidente vimaranense e ao vice-presidente para a área financeira entre 2010 e 2012, Luciano Baltar, que compareceu, mas não prestou declarações, prossegue a 17 de maio.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11