sicnot

Perfil

Desporto

Vitória de Guimarães apresenta dívidas ao Estado de 1,9 milhões de euros

A discussão do processo de acusação a Emílio Macedo da Silva, presidente entre 2007 e 2012 do Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, revelou hoje, na segunda sessão do julgamento, dívidas de perto de 1,9 milhões de euros de IRS e IVA.

Os vimaranenses marcaram por Ricardo Valente (8 minutos), Henrique Dourado (19 e 58) e Danielson (41), na própria baliza, subindo ao oitavo posto, com 22 pontos.

Os vimaranenses marcaram por Ricardo Valente (8 minutos), Henrique Dourado (19 e 58) e Danielson (41), na própria baliza, subindo ao oitavo posto, com 22 pontos.

Lusa

O inspetor da Autoridade Tributária (AT) António Riço, presente no Tribunal Judicial de Guimarães enquanto testemunha, avançou que o clube falhou a liquidação do IRS dos meses de julho a dezembro de 2011, num valor de cerca de 1,3 milhões de euros, bem como a do IVA dos meses de setembro e outubro de 2011 e de janeiro e fevereiro de 2012, num total de 604 mil euros.

O testemunho do responsável da AT pode, contudo, vir a não ter efeito na decisão final do julgamento, após solicitação do advogado do Vitória, Rui Teixeira e Melo, nesse sentido, em virtude do "desconhecimento total e absoluto", a seu ver, demonstrado, apesar dos números referidos se encontrarem no processo, com o Ministério Público pediu um "prazo de cinco dias" para se "pronunciar sobre o depoimento da testemunha em causa".

João Cardoso, presidente da Assembleia-Geral do clube entre 2010 e 2012, reconheceu que o clube, em 2011, entrou numa "espiral recessiva" e deixou de obter "fontes de financiamento" em virtude da pior "relação entre sócios e direção", depois de Emílio Macedo da Silva, até aí ter sempre cumprido com as obrigações e ter melhorado a situação financeira do clube no início da presidência, em 2007, com dois empréstimos bancários num total de três milhões e 200 mil euros.

O diretor comercial da altura, José Luís Machado, confirmou também que a publicidade, que dava "um encaixe significativo ao clube", ficou, em 2011, mais difícil de angariar, ao passo que José Pereira, atual presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e diretor desportivo, admitiu que os salários em atraso aos futebolistas levaram os vitorianos a uma situação de "ingovernabilidade".

O julgamento da acusação do crime de abuso de confiança fiscal ao antigo presidente vimaranense e ao vice-presidente para a área financeira entre 2010 e 2012, Luciano Baltar, que compareceu, mas não prestou declarações, prossegue a 17 de maio.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..