sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa pode defrontar Frederico Silva no Estoril Open

João Sousa pode ter um duelo português na sua estreia no Estoril Open em ténis, caso Frederico Silva vença o espanhol Nicolas Almagro no encontro da primeira ronda, ditado hoje pelo sorteio realizado no Clube de Ténis do Estoril.

João Sousa

João Sousa

reuters

"Para mim, foi o que eu estava à espera. Calhou-me um jogador muito complicado. Os jogadores que aqui estão têm um ótimo nível. Sabia que, fosse como fosse o sorteio, teria um jogo complicado na primeira ronda", assumiu Frederico Silva, um dos três tenistas premiados com um convite da organização.

O 253.º jogador mundial considera Nicolas Almagro um jogador diferente do típico espanhol. "Joga muito rápido, enquanto os outros espanhóis jogam mais na consistência. Serve muito bem, tem uma boa esquerda", analisou Kiko.

Em caso de triunfo frente ao 66.º tenista da hierarquia, Silva vai defrontar o número um nacional, isento da primeira eliminatória, na segunda ronda do único torneio ATP disputado em Portugal.

"Eu acho que posso ganhar na primeira ronda e só quero pensar nisso. Se conseguir ganhar, seria a primeira vez que passava uma ronda num torneio ATP, o que seria espetacular para mim", assumiu, confessando que ficou aliviado quando percebeu que não iria defrontar nenhum português.

O sorteio não foi meigo com os outros portugueses que já têm vaga garantida no quadro principal: Gastão Elias vai jogar com Paul-Henri Mathieu e, caso vença, terá pela frente na segunda ronda outro francês, o primeiro cabeça de série Gilles Simon, enquanto Pedro Sousa vai defrontar o argentino Leonardo Mayer, sétimo pré-designado.

Elias, número dois nacional e 117.º do ranking mundial, terá que tentar contrariar o favoritismo do veterano francês, 60.º da hierarquia, para avançar para marcar presença na estreia de Simon no Estoril Open de 2016.

Já Pedro Sousa, que recebeu o último wild-card para o quadro principal de singulares, tem pela frente o difícil argentino, que ocupa a 45.ª posição do ranking.

Com Gilles Simon (18.º ATP), Nick Kyrgios (20.º), Benoit Paire (22.º) e João Sousa (34.º), os quatros primeiros cabeças de série, isentos na primeira ronda, um dos confrontos mais aguardados será aquele que vai opor os espanhóis Fernando Verdasco, antigo top 10 mundial e convidado da organização, e Pablo Carreno-Busta, oitavo cabeça de série e 49.º tenista mundial.

O quadro principal do Estoril Open disputa-se entre segunda-feira e domingo, no Clube de Ténis do Estoril, em Cascais, com a fase de qualificação já a decorrer.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.