sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da FIFA quer promover jogo particular entre as duas Coreias

O presidente da FIFA disse hoje que quer promover um particular de futebol entre as seleções das coreias, de forma a promover a aproximação dos dois países e atenuar a tensão entre os governos de Seul e Pyongyang.

Michael Probst

"Devemos juntar todos em torno de um jogo de futebol. Estou pronto a ajudar em tudo o que for possível", disse Gianni Infantino, em visita a Seul.

A tensão militar entre os dois países da península coreana agravou-se com um teste nuclear, em janeiro, e o lançamento de um míssil balístico, um mês depois.

Em 2005, as duas coreias disputaram o último jogo particular de futebol, em Seul. Em outubro de 1990, também realizaram dois encontros 'amigáveis', um em Seul e outro em Pyongyang.

"Por vezes, os sonhos tornam-se realidade", disse o presidente da FIFA.

Infantinno falou ainda do alargamento do número de seleções num mundial de 32 para 40 seleções, já na edição de 2026.

"É importante aumentar o número de seleções no Mundial, porque devemos ser mais inclusivos. Mais oito seleções será perfeitamente justificável", afirmou o dirigente, admitindo que a Ásia poderá merecer mais seis vagas.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37