sicnot

Perfil

Desporto

FIA anuncia acordo sobre motores na Fórmula 1

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou esta sexta-feira oficialmente um acordo entre os principais atores da Fórmula 1 sobre os motores para a o período 2017-2020, que favorece a redução de custos.

© Jason Reed / Reuters

"Este acordo global sobre as unidades motoras (a combustão interna e elétricos) cobre quatro setores-chave relativos aos custos e às tarifas de fornecimento, à obrigação de fornecimento e à convergência do desempenho", enumera o comunicado da FIA, divulgado no final da segunda sessão de treinos livres antecedendo o Grande Prémio da Rússia, em Sochi.

Depois de definitivamente adotadas, nomeadamente pelo Conselho Mundial da FIA, as medidas serão incluídas "no regulamento técnico e desportivo dos campeonatos do mundo de 2017 e 2018 de Fórmula 1", indicou a organização.

No quadro do acordo, a FIA compromete-se a "favorecer a estabilidade dos regulamentos referentes às unidades motoras e a manter a estrutura dirigente da Fórmula 1 para o período 2017-2020".

A partir de 2017, os fabricantes (Mercedes, Ferrari, Renault e Honda) reduzirão em um milhão de euros o custo de cada unidade motora para os seus clientes, valor que cairá novamente em 2018 para três milhões de euros suplementares.

Durante a temporada de 2016, as equipas gastaram entre 15 e 20 milhões de euros na motorização dos seus carros.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.