sicnot

Perfil

Desporto

Benfica pode sagrar-se tricampeão na próxima jornada

O Benfica pode sagrar-se domingo tricampeão português de futebol, necessitando de vencer o Marítimo e beneficiar de um deslize do Sporting frente ao Vitória de Setúbal, mas os leões não parecem dispostos a facilitar a vida ao rival lisboeta.

ANTONIO COTRIM

Se a 33.ª e penúltima jornada da I Liga pode condenar em definitivo o Tondela e a 'lanterna-vermelha' Académica ao segundo escalão e clarificar a 'questão europeia', é na luta pelo título e nos dois pontos de vantagem detidos pelo Benfica na liderança da prova que estão concentradas as atenções.

Os encarnados têm conseguido, com maior ou menor dificuldade, gerir a vantagem conquistada à 25.ª ronda, precisamente, com uma vitória por 1-0 em Alvalade, mas o Sporting nunca desarmou e a vitória por 3-1 sobre o FC Porto, no Estádio do Dragão, foi a mais recente demonstração da determinação 'leonina'.

A proximidade entre as duas equipas e o vislumbre da meta do campeonato trouxe de volta o clima de 'guerra aberta' vivido no início da época, motivado pela mudança da Luz para Alvalade de Jorge Jesus, treinador que conquistou para o Benfica três títulos nacionais em seis temporadas.

Sem jogadores lesionados ou suspensos, o Sporting tem no sábado um compromisso, teoricamente, mais acessível, ainda que o Setúbal não tenha assegurado matematicamente a manutenção, procurando colocar o bicampeão nacional sob pressão para o mais difícil dos dois jogos que lhe faltam disputar.

A deslocação no dia seguinte ao estádio do 'tranquilo' Marítimo, onde o Benfica goleou por 4-0 na época passada, será talvez a última 'prova de fogo' para a equipa treinada por Rui Vitória, que na derradeira jornada recebe o Nacional e persegue na Madeira o 19.º triunfo nos últimos 20 encontros na Liga.

O técnico do Benfica poupou quase todos os titulares na segunda-feira, frente ao Sporting de Braga, no jogo que lhe valeu a qualificação para a final da Taça da Liga, mas ainda não tem certezas sobre a recuperação plena do avançado argentino Nico Gaitán e do defesa Jardel, o jogador mais utilizado.

A forma como venceu as últimas quatro partidas na Liga, em evidente esforço e sempre de forma tangencial, levantou dúvidas sobre a condição física do comandante, desgastado pela presença em várias frentes, e sobre a capacidade de segurar a magra vantagem sobre o Sporting até ao fim.

O rival lisboeta parece 'vender saúde', impulsionado pelo regresso aos golos do avançado argelino Islam Slimani, segundo melhor marcador da prova, com 26 golos, menos cinco do que o brasileiro Jonas, que 'saltou' do banco para virar o resultado a favor do Benfica no recente embate com o Braga (2-1).

Os minhotos, que na última ronda recebem o Sporting, vão procurar confirmar em Coimbra o quarto lugar, ainda ameaçado pelo Arouca, e, dessa forma, assinar a 'sentença' da Académica, à qual só a vitória evita a despromoção imediata ao segundo escalão, tal como acontece com o Tondela, penúltimo classificado.

Em igualdade pontual com os 'estudantes, o Tondela só pode continuar a sonhar com a permanência se vencer na sexta-feira em Paços de Ferreira, na abertura da jornada, e se o Setúbal e o União da Madeira, as duas equipas ainda em risco, tropeçarem frente ao Sporting e Boavista, respetivamente.

O Paços de Ferreira, em contrapartida, também precisa de todos os pontos que conseguir amealhar para se manter no sexto posto, o último que pode dá acesso à fase preliminar da Liga Europa e que está seguro por um ponto, sobre o Rio Ave, e dois, sobre o Estoril-Praia.

A equipa de Vila do Conde recebe no sábado o FC Porto, resignado ao terceiro lugar e cada vez mais à espera da final da Taça de Portugal para minimizar os danos de uma época desastrosa, que tentará apagar a má imagem deixada pela derrota caseira com o Sporting.

Os 'canarinhos' fecham a jornada na segunda-feira, ao receberem o Arouca, quinto da tabela e que pode garantir, matematicamente, um lugar europeu, enquanto os confrontos Nacional--Belenenses e Vitória de Guimarães--Moreirense servirão apenas para 'cumprir calendário'.

Programa da 33.ª jornada da I Liga:

- Sexta-feira, 06 mai:
Paços de Ferreira - Tondela, 20:30 (Sport TV)

- Sábado, 07 mai:
Rio Ave - FC Porto, 16:15 (Sport TV)
Académica - Sporting de Braga, 18:30 (Sport TV)
Sporting - Vitória de Setúbal, 20:45 (Sport TV)

- Domingo, 08 mai:
Boavista - União da Madeira, 16:00 (Sport TV)
Nacional - Belenenses, 16:00
Vitória de Guimarães - Moreirense, 18:15 (Sport TV)
Marítimo - Benfica, 20:30 (Sport TV)

- Segunda-feira, 09 mai:
Estoril-Praia - Arouca, 20:00 (Sport TV)

Lusa

  • Adeptos do Benfica esperam horas para comprar bilhetes para último jogo
    1:43

    Desporto

    Centenas de adeptos do Benfica esperaram horas para comprar bilhetes para último jogo do campeonato com o Nacional da Madeira. A fila junto às bilheteiras do Estádio da Luz chegou a ser de centenas de metros. A possível conquista do título está a motivar os adeptos e o Estádio da Luz deve registar uma enchente no último jogo da jornada.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.