sicnot

Perfil

Desporto

Benfica pode sagrar-se tricampeão na próxima jornada

O Benfica pode sagrar-se domingo tricampeão português de futebol, necessitando de vencer o Marítimo e beneficiar de um deslize do Sporting frente ao Vitória de Setúbal, mas os leões não parecem dispostos a facilitar a vida ao rival lisboeta.

ANTONIO COTRIM

Se a 33.ª e penúltima jornada da I Liga pode condenar em definitivo o Tondela e a 'lanterna-vermelha' Académica ao segundo escalão e clarificar a 'questão europeia', é na luta pelo título e nos dois pontos de vantagem detidos pelo Benfica na liderança da prova que estão concentradas as atenções.

Os encarnados têm conseguido, com maior ou menor dificuldade, gerir a vantagem conquistada à 25.ª ronda, precisamente, com uma vitória por 1-0 em Alvalade, mas o Sporting nunca desarmou e a vitória por 3-1 sobre o FC Porto, no Estádio do Dragão, foi a mais recente demonstração da determinação 'leonina'.

A proximidade entre as duas equipas e o vislumbre da meta do campeonato trouxe de volta o clima de 'guerra aberta' vivido no início da época, motivado pela mudança da Luz para Alvalade de Jorge Jesus, treinador que conquistou para o Benfica três títulos nacionais em seis temporadas.

Sem jogadores lesionados ou suspensos, o Sporting tem no sábado um compromisso, teoricamente, mais acessível, ainda que o Setúbal não tenha assegurado matematicamente a manutenção, procurando colocar o bicampeão nacional sob pressão para o mais difícil dos dois jogos que lhe faltam disputar.

A deslocação no dia seguinte ao estádio do 'tranquilo' Marítimo, onde o Benfica goleou por 4-0 na época passada, será talvez a última 'prova de fogo' para a equipa treinada por Rui Vitória, que na derradeira jornada recebe o Nacional e persegue na Madeira o 19.º triunfo nos últimos 20 encontros na Liga.

O técnico do Benfica poupou quase todos os titulares na segunda-feira, frente ao Sporting de Braga, no jogo que lhe valeu a qualificação para a final da Taça da Liga, mas ainda não tem certezas sobre a recuperação plena do avançado argentino Nico Gaitán e do defesa Jardel, o jogador mais utilizado.

A forma como venceu as últimas quatro partidas na Liga, em evidente esforço e sempre de forma tangencial, levantou dúvidas sobre a condição física do comandante, desgastado pela presença em várias frentes, e sobre a capacidade de segurar a magra vantagem sobre o Sporting até ao fim.

O rival lisboeta parece 'vender saúde', impulsionado pelo regresso aos golos do avançado argelino Islam Slimani, segundo melhor marcador da prova, com 26 golos, menos cinco do que o brasileiro Jonas, que 'saltou' do banco para virar o resultado a favor do Benfica no recente embate com o Braga (2-1).

Os minhotos, que na última ronda recebem o Sporting, vão procurar confirmar em Coimbra o quarto lugar, ainda ameaçado pelo Arouca, e, dessa forma, assinar a 'sentença' da Académica, à qual só a vitória evita a despromoção imediata ao segundo escalão, tal como acontece com o Tondela, penúltimo classificado.

Em igualdade pontual com os 'estudantes, o Tondela só pode continuar a sonhar com a permanência se vencer na sexta-feira em Paços de Ferreira, na abertura da jornada, e se o Setúbal e o União da Madeira, as duas equipas ainda em risco, tropeçarem frente ao Sporting e Boavista, respetivamente.

O Paços de Ferreira, em contrapartida, também precisa de todos os pontos que conseguir amealhar para se manter no sexto posto, o último que pode dá acesso à fase preliminar da Liga Europa e que está seguro por um ponto, sobre o Rio Ave, e dois, sobre o Estoril-Praia.

A equipa de Vila do Conde recebe no sábado o FC Porto, resignado ao terceiro lugar e cada vez mais à espera da final da Taça de Portugal para minimizar os danos de uma época desastrosa, que tentará apagar a má imagem deixada pela derrota caseira com o Sporting.

Os 'canarinhos' fecham a jornada na segunda-feira, ao receberem o Arouca, quinto da tabela e que pode garantir, matematicamente, um lugar europeu, enquanto os confrontos Nacional--Belenenses e Vitória de Guimarães--Moreirense servirão apenas para 'cumprir calendário'.

Programa da 33.ª jornada da I Liga:

- Sexta-feira, 06 mai:
Paços de Ferreira - Tondela, 20:30 (Sport TV)

- Sábado, 07 mai:
Rio Ave - FC Porto, 16:15 (Sport TV)
Académica - Sporting de Braga, 18:30 (Sport TV)
Sporting - Vitória de Setúbal, 20:45 (Sport TV)

- Domingo, 08 mai:
Boavista - União da Madeira, 16:00 (Sport TV)
Nacional - Belenenses, 16:00
Vitória de Guimarães - Moreirense, 18:15 (Sport TV)
Marítimo - Benfica, 20:30 (Sport TV)

- Segunda-feira, 09 mai:
Estoril-Praia - Arouca, 20:00 (Sport TV)

Lusa

  • Adeptos do Benfica esperam horas para comprar bilhetes para último jogo
    1:43

    Desporto

    Centenas de adeptos do Benfica esperaram horas para comprar bilhetes para último jogo do campeonato com o Nacional da Madeira. A fila junto às bilheteiras do Estádio da Luz chegou a ser de centenas de metros. A possível conquista do título está a motivar os adeptos e o Estádio da Luz deve registar uma enchente no último jogo da jornada.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC