sicnot

Perfil

Desporto

Dick Pound diz que será difícil confiar em atletas russos

O canadiano Dick Pound, antigo presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA), disse hoje que será muito difícil confiar em qualquer atleta russo, mesmo que a federação de atletismo do país seja autorizada a participar nos Jogos Olímpicos Rio2016.

© Michael Dalder / Reuters

Pound liderou uma comissão independente que aconselhou a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) a suspender a federação russa, na sequência de uma reportagem do canal alemão ARD ter revelado um sistema de dopagem sistemático e com apoio do estado.

"Quando entregámos o relatório em novembro, dissemos que eles [Rússia] podiam regressar se acelerassem e fizessem o seu trabalho de forma adequada, mas dependia deles. Vai haver muita pressão para os ter de volta e, do ponto de vista do sistema, seria muito bom ter toda a gente nos Jogos", referiu.

Contudo, Pound considera que ainda há "elementos em negação" na Rússia e que ainda não conseguiu ter a certeza que as mudanças foram efetivamente levadas a cabo.

"Se eu fosse o presidente do COI [Comité Olímpico Internacional] e deixasse os russos regressar, será que tinha a certeza absoluta de que todos os atletas russos não se estão a dopar e que tudo mudou?", questionou.

As declarações de Pound foram apoiadas pela ex-fundista britânica Paul Radcliffe.

"Temos todos suspeitas de que eles consigam fazer o que é necessário para assegurar que toda equipa está limpa para competir no Rio", disse Radcliffe.

A decisão sobre a presença do atletismo da Rússia será tomada a 17 de junho, num encontro da IAAF, em Viena.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.