sicnot

Perfil

Desporto

Corpo de Intervenção da PSP mobilizado para festa do título de futebol

Os cerca de 350 elementos do Corpo de Intervenção (CI) da PSP de Lisboa estarão mobilizados, no domingo, para a festa do título do campeão de futebol, que se disputa entre o Benfica e o Sporting, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

A mesma fonte adiantou que estão mobilizados para os festejos do título de campeão nacional de futebol todos os elementos do CI de Lisboa.

Segundo a fonte, os polícias do CI vão estar espalhados por diversas zonas de Lisboa, ficando uma unidade de reserva nas instalações da Calçada da Ajuda.

A mesma fonte disse ainda que todo o efetivo do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP, mesmo os elementos que estão de folga, podem ser envolvidos na operação de segurança.

O COMETLIS enviou uma mensagem a todos os polícias da sua zona de ação para estarem de prevenção no domingo, alertando os que estão de folga para a eventualidade de serem chamados para a segurança dos festejos.

Na quarta-feira, o porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, avançou à Lusa que todas as divisões de Lisboa estarão envolvidas no festejos, bem como de Oeiras, Sintra, Cascais, Loures, Vila Franca de Xira e também de Setúbal e Santarém.

Hugo Palma adiantou que na operação vão estar 700 a 800 elementos, estando previsto um reforço de valências, como a Unidade Especial de Polícia e a investigação criminal, uma vez que no ano passado ocorreram vários situações de furto e roubo com agressões.

Para domingo, a PSP tem montado dois cenários, um para o caso do Benfica ser campeão e outro para o Sporting, o que obrigou a um planeamento diferente do ano passado.

Segundo o porta-voz da PSP, o Benfica vai realizar os festejos na praça Marquês do Pombal e o Sporting no seu estádio.

Nos últimos dias têm-se realizado várias reuniões entre a PSP, câmara de Lisboa e os dois clubes para prepararem o plano de segurança para domingo, estando ainda a ser definidos os últimos pormenores, como trajeto dos autocarros.

De acordo com Hugo Palma, uma das preocupações colocada desde o início foram as obras de requalificação do eixo central da cidade, abrangendo as avenidas Fontes Pereira de Melo e da República, junto ao Marquês de Pombal.

"Já tivemos a indicação dos serviços camarários de que vão recolher todo o material que possa ser usado como projétil, como por exemplo pedras e ferros. Tudo isso já foi acautelado", garantiu.

A PSP vai realizar uma conferência de imprensa, na sexta-feira às 13:00, para apresentar o plano de segurança para domingo.

No domingo, a partir das 17:00, Benfica e Sporting podem sagrar-se campeões 2015/16 da I Liga de futebol.

O Benfica recebe o Nacional da Madeira e o Sporting desloca-se ao Estádio do Braga.

Lusa

  • PSP alerta Câmara de Lisboa para perigo dos festejos do título no Marquês de Pombal
    2:07

    Desporto

    Com a festa do campeonato à porta, a PSP já entrou em conversações com a Câmara de Lisboa para evitar que se repitam os conflitos do ano passado no Marquês de Pombal. O comando de Lisboa está preocupado com as várias obras que decorrem no centro da cidade e, já alertou a autarquia para o perigo de arremessos de pedras durante os festejos. A operação da PSP vai contar com todas as forças no terreno, com corpo de intervenção e agentes à paisana.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.