sicnot

Perfil

Desporto

Corpo de Intervenção da PSP mobilizado para festa do título de futebol

Os cerca de 350 elementos do Corpo de Intervenção (CI) da PSP de Lisboa estarão mobilizados, no domingo, para a festa do título do campeão de futebol, que se disputa entre o Benfica e o Sporting, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

A mesma fonte adiantou que estão mobilizados para os festejos do título de campeão nacional de futebol todos os elementos do CI de Lisboa.

Segundo a fonte, os polícias do CI vão estar espalhados por diversas zonas de Lisboa, ficando uma unidade de reserva nas instalações da Calçada da Ajuda.

A mesma fonte disse ainda que todo o efetivo do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP, mesmo os elementos que estão de folga, podem ser envolvidos na operação de segurança.

O COMETLIS enviou uma mensagem a todos os polícias da sua zona de ação para estarem de prevenção no domingo, alertando os que estão de folga para a eventualidade de serem chamados para a segurança dos festejos.

Na quarta-feira, o porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, avançou à Lusa que todas as divisões de Lisboa estarão envolvidas no festejos, bem como de Oeiras, Sintra, Cascais, Loures, Vila Franca de Xira e também de Setúbal e Santarém.

Hugo Palma adiantou que na operação vão estar 700 a 800 elementos, estando previsto um reforço de valências, como a Unidade Especial de Polícia e a investigação criminal, uma vez que no ano passado ocorreram vários situações de furto e roubo com agressões.

Para domingo, a PSP tem montado dois cenários, um para o caso do Benfica ser campeão e outro para o Sporting, o que obrigou a um planeamento diferente do ano passado.

Segundo o porta-voz da PSP, o Benfica vai realizar os festejos na praça Marquês do Pombal e o Sporting no seu estádio.

Nos últimos dias têm-se realizado várias reuniões entre a PSP, câmara de Lisboa e os dois clubes para prepararem o plano de segurança para domingo, estando ainda a ser definidos os últimos pormenores, como trajeto dos autocarros.

De acordo com Hugo Palma, uma das preocupações colocada desde o início foram as obras de requalificação do eixo central da cidade, abrangendo as avenidas Fontes Pereira de Melo e da República, junto ao Marquês de Pombal.

"Já tivemos a indicação dos serviços camarários de que vão recolher todo o material que possa ser usado como projétil, como por exemplo pedras e ferros. Tudo isso já foi acautelado", garantiu.

A PSP vai realizar uma conferência de imprensa, na sexta-feira às 13:00, para apresentar o plano de segurança para domingo.

No domingo, a partir das 17:00, Benfica e Sporting podem sagrar-se campeões 2015/16 da I Liga de futebol.

O Benfica recebe o Nacional da Madeira e o Sporting desloca-se ao Estádio do Braga.

Lusa

  • PSP alerta Câmara de Lisboa para perigo dos festejos do título no Marquês de Pombal
    2:07

    Desporto

    Com a festa do campeonato à porta, a PSP já entrou em conversações com a Câmara de Lisboa para evitar que se repitam os conflitos do ano passado no Marquês de Pombal. O comando de Lisboa está preocupado com as várias obras que decorrem no centro da cidade e, já alertou a autarquia para o perigo de arremessos de pedras durante os festejos. A operação da PSP vai contar com todas as forças no terreno, com corpo de intervenção e agentes à paisana.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29