sicnot

Perfil

Desporto

Corpo de Intervenção da PSP mobilizado para festa do título de futebol

Os cerca de 350 elementos do Corpo de Intervenção (CI) da PSP de Lisboa estarão mobilizados, no domingo, para a festa do título do campeão de futebol, que se disputa entre o Benfica e o Sporting, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

A mesma fonte adiantou que estão mobilizados para os festejos do título de campeão nacional de futebol todos os elementos do CI de Lisboa.

Segundo a fonte, os polícias do CI vão estar espalhados por diversas zonas de Lisboa, ficando uma unidade de reserva nas instalações da Calçada da Ajuda.

A mesma fonte disse ainda que todo o efetivo do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP, mesmo os elementos que estão de folga, podem ser envolvidos na operação de segurança.

O COMETLIS enviou uma mensagem a todos os polícias da sua zona de ação para estarem de prevenção no domingo, alertando os que estão de folga para a eventualidade de serem chamados para a segurança dos festejos.

Na quarta-feira, o porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, avançou à Lusa que todas as divisões de Lisboa estarão envolvidas no festejos, bem como de Oeiras, Sintra, Cascais, Loures, Vila Franca de Xira e também de Setúbal e Santarém.

Hugo Palma adiantou que na operação vão estar 700 a 800 elementos, estando previsto um reforço de valências, como a Unidade Especial de Polícia e a investigação criminal, uma vez que no ano passado ocorreram vários situações de furto e roubo com agressões.

Para domingo, a PSP tem montado dois cenários, um para o caso do Benfica ser campeão e outro para o Sporting, o que obrigou a um planeamento diferente do ano passado.

Segundo o porta-voz da PSP, o Benfica vai realizar os festejos na praça Marquês do Pombal e o Sporting no seu estádio.

Nos últimos dias têm-se realizado várias reuniões entre a PSP, câmara de Lisboa e os dois clubes para prepararem o plano de segurança para domingo, estando ainda a ser definidos os últimos pormenores, como trajeto dos autocarros.

De acordo com Hugo Palma, uma das preocupações colocada desde o início foram as obras de requalificação do eixo central da cidade, abrangendo as avenidas Fontes Pereira de Melo e da República, junto ao Marquês de Pombal.

"Já tivemos a indicação dos serviços camarários de que vão recolher todo o material que possa ser usado como projétil, como por exemplo pedras e ferros. Tudo isso já foi acautelado", garantiu.

A PSP vai realizar uma conferência de imprensa, na sexta-feira às 13:00, para apresentar o plano de segurança para domingo.

No domingo, a partir das 17:00, Benfica e Sporting podem sagrar-se campeões 2015/16 da I Liga de futebol.

O Benfica recebe o Nacional da Madeira e o Sporting desloca-se ao Estádio do Braga.

Lusa

  • PSP alerta Câmara de Lisboa para perigo dos festejos do título no Marquês de Pombal
    2:07

    Desporto

    Com a festa do campeonato à porta, a PSP já entrou em conversações com a Câmara de Lisboa para evitar que se repitam os conflitos do ano passado no Marquês de Pombal. O comando de Lisboa está preocupado com as várias obras que decorrem no centro da cidade e, já alertou a autarquia para o perigo de arremessos de pedras durante os festejos. A operação da PSP vai contar com todas as forças no terreno, com corpo de intervenção e agentes à paisana.

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.