sicnot

Perfil

Desporto

Portugal leva 12 nadadores aos Europeus de Londres

Portugal vai participar com 12 nadadores (seis masculinos e seis femininos) nos Campeonatos da Europa, que começam segunda-feira, em Londres, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Natação.

reuters

O grande destaque da comitiva vai para Diogo Carvalho e Alexis Santos, ambos com mínimos olímpicos para o Rio2016.

Cinco nadadores da seleção registam este ano seis marcas no 'top-16'. Na 'entrylist' divulgada pela Federação Internacional de Natação (FINA) surge Diogo Carvalho (200 Estilos, 10.º lugar), Nuno Quintanilha (200 Mariposa, 13.º), Alexis Santos (14.º 200 e 400 Estilos, 14.º), Ana Monteiro (200 Mariposa, 14.º) e Victoria Kaminskaya (400 Estilos, 16.º).

José Machado, diretor técnico nacional (DTN), aponta "quatro classificações entre os oito primeiros e dez classificações entre os 16 primeiros" como objetivos da seleção nestes Europsu.

"O facto de ser uma prova disputada no ano de realização dos Jogos Olímpicos, aliado ao facto de a maior parte dos países Europeus ter feito dos seus campeonatos nacionais disputados, entre março e abril, a prova de apuramento para esse evento, poderá conduzir a um nível competitivo que possa ser mais acessível, ou, pelo menos, não ultrapasse o da edição anterior, em Berlim, em 2014", analisou José Machado à assessoria da FPN.

Desta forma, o responsável técnico admitiu que "é possível que o nível competitivo não esteja no máximo e isso pode ser uma janela de oportunidade" para os nadadores portugueses.

"Vamos aguardar que haja possibilidades que os nadadores que vão participar consigam, efetivamente, superar-se, batendo recordes pessoais e nacionais, de modo a que seja possível ascender na classificação de uma forma que a 'entrylist' não demonstre", disse ainda José Machado.

Lista de portugueses nos Europeus de Londres:

- FEMININOS

Ana Catarina Monteiro (Clube Fluvial Vilacondense), Ana Pinho Rodrigues (Associação Estamos Juntos), Ana Sofia Leite (Ginásio Clube de Vila Real), Diana Durães (FC Porto), Francisca Azevedo (Algés e Dafundo) e Victoria Kaminskaya (São João de Brito).

- MASCULINOS

Alexis Santos (Sporting), Diogo Carvalho (Galitos de Aveiro), Gabriel Lopes (Louzan Natação), Miguel Nascimento (São João de Brito), Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama) e Tomás Veloso (Náutico Académico de Coimbra).

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.