sicnot

Perfil

Desporto

Portugal leva 12 nadadores aos Europeus de Londres

Portugal vai participar com 12 nadadores (seis masculinos e seis femininos) nos Campeonatos da Europa, que começam segunda-feira, em Londres, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Natação.

reuters

O grande destaque da comitiva vai para Diogo Carvalho e Alexis Santos, ambos com mínimos olímpicos para o Rio2016.

Cinco nadadores da seleção registam este ano seis marcas no 'top-16'. Na 'entrylist' divulgada pela Federação Internacional de Natação (FINA) surge Diogo Carvalho (200 Estilos, 10.º lugar), Nuno Quintanilha (200 Mariposa, 13.º), Alexis Santos (14.º 200 e 400 Estilos, 14.º), Ana Monteiro (200 Mariposa, 14.º) e Victoria Kaminskaya (400 Estilos, 16.º).

José Machado, diretor técnico nacional (DTN), aponta "quatro classificações entre os oito primeiros e dez classificações entre os 16 primeiros" como objetivos da seleção nestes Europsu.

"O facto de ser uma prova disputada no ano de realização dos Jogos Olímpicos, aliado ao facto de a maior parte dos países Europeus ter feito dos seus campeonatos nacionais disputados, entre março e abril, a prova de apuramento para esse evento, poderá conduzir a um nível competitivo que possa ser mais acessível, ou, pelo menos, não ultrapasse o da edição anterior, em Berlim, em 2014", analisou José Machado à assessoria da FPN.

Desta forma, o responsável técnico admitiu que "é possível que o nível competitivo não esteja no máximo e isso pode ser uma janela de oportunidade" para os nadadores portugueses.

"Vamos aguardar que haja possibilidades que os nadadores que vão participar consigam, efetivamente, superar-se, batendo recordes pessoais e nacionais, de modo a que seja possível ascender na classificação de uma forma que a 'entrylist' não demonstre", disse ainda José Machado.

Lista de portugueses nos Europeus de Londres:

- FEMININOS

Ana Catarina Monteiro (Clube Fluvial Vilacondense), Ana Pinho Rodrigues (Associação Estamos Juntos), Ana Sofia Leite (Ginásio Clube de Vila Real), Diana Durães (FC Porto), Francisca Azevedo (Algés e Dafundo) e Victoria Kaminskaya (São João de Brito).

- MASCULINOS

Alexis Santos (Sporting), Diogo Carvalho (Galitos de Aveiro), Gabriel Lopes (Louzan Natação), Miguel Nascimento (São João de Brito), Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama) e Tomás Veloso (Náutico Académico de Coimbra).

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.