sicnot

Perfil

Desporto

#Rumoao35 ou #DiadeSporting, quem vai ser o campeão?

É hoje o dia da decisão. Benfica e Sporting encerram o longo braço-de-ferro na luta pelo título português de futebol, na 34ª e última jornada da I Liga. As contas e a história jogam a favor dos encarnados. A SIC Notícias tem uma emissão especial para acompanhar tudo o que vai acontecer ao minuto, online e na TV. Saiba todos os pormenores aqui.

© Rafael Marchante / Reuters

O bicampeão nacional, que no início da época chegou a parecer irremediavelmente afastado da revalidação do troféu, soube reinventar-se e chega ao último jogo do campeonato, a receção ao tranquilo Nacional (10.º posicionado), com dois pontos de vantagem sobre o rival lisboeta.

Para conquistar um tricampeonato que lhe escapa há 39 anos, basta ao Benfica obter o mesmo resultado que o Sporting fizer no estádio do Sporting de Braga, inamovível no quarto lugar e já a pensar na final da Taça de Portugal, com o FC Porto.

Para os leões, as contas são mais complicadas, pois só repetem a festa de 2002, na última vez que se sagrou campeão nacional, se vencerem em Braga e o Benfica empate ou perca em casa com o Nacional, algo que nesta época só aconteceu duas vezes, precisamente, com Sporting e FC Porto.

A história joga também a favor da equipa encarnada: a única vez que o primeiro classificado à entrada para a última ronda perdeu o título aconteceu em 1955, quando o Benfica se sagrou campeão graças ao empate do líder Belenenses na receção ao... Sporting.

Emissão especial na SIC Notícias

Ambos os jogos têm início marcado para as 17:00, mas a SIC Notícias dedica-lhes toda a atenção mais cedo.

Às 14:00, há um Opinião Pública especial e às 15:00, fazemos a antevisão em estúdio e em direto junto aos palcos da decisão, o Estádio da Luz e o do Sporting de Braga.

Online e na TV, seguiremos os dois encontros ao minuto.

A emissão especial continurá depois, seja qual for o campeão nacional 2015/2016.

Com Lusa

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.