sicnot

Perfil

Desporto

"Benfica foi um justo vencedor" da I Liga, afirma Domingos Paciência

O treinador português de futebol Domingos Paciência considerou hoje que "o Benfica foi um justo campeão", admitindo que "foi a equipa portuguesa que mais promoveu o país" em todos os níveis.

À margem do XII Congresso Internacional de Futebol, que esta segunda e terça-feira se realiza na Maia, Domingos Paciência considerou Rui Vitória como o principal obreiro deste título, salientando todo o seu trabalho desde o início da época.

"Rui Vitória, que teve algum tempo inicial para conhecer os jogadores e teve de lidar com vários tipos de pressão, conseguiu mostrar que teve força para aguentar com isso tudo e acabou por consolidar uma equipa, acabando por fazer uma grande época e ganhar o título", referiu.

O antigo avançado reconheceu a justiça no triunfo 'encarnado', elogiando ainda o desempenho do Benfica na Liga dos Campeões.

"Na minha opinião é a equipa que merece ganhar. Se analisarmos o que foi a equipa do Benfica, há que realçar que foi a equipa portuguesa que mais nos promoveu internacionalmente", sublinhou.

Domingos Paciência admitiu ainda a possibilidade de "analisar a época em duas partes", atendendo às mudanças de rendimento das equipas responsáveis pela indefinição até à última jornada do campeão nacional.

Para o técnico, o mau momento do FC Porto agravou-se com a troca de treinadores, considerando que "a equipa perdeu fulgor" com a entrada de José Peseiro.

Ainda assim, considerou que este foi um ano atípico para os 'azuis e brancos', "num contexto diferente que acaba por tornar esta situação compreensível".

Em relação ao Sporting, Domingos reconheceu ter feito uma boa época, com uma equipa que já estava montada desde o ano anterior.

"O Sporting é uma equipa que vem do ano passado, com uma estrutura já bem montada, e depois não haja dúvida de que o Jorge Jesus acaba por fazer um bom trabalho. Colocou a equipa a jogar bem, com dinâmica e acaba por ser uma equipa que fez um bom campeonato", referiu.

No Benfica, e além do trabalho de Rui Vitória, Domingos enalteceu o desempenho de alguns jogadores.

"O Jonas fez a diferença. O Mitroglou foi uma boa muleta para o Jonas, ajudou-o muito, aliviando-o. Um trabalho fantástico da parte dos dois. Quanto à surpresa penso que não há dúvidas, o Renato Sanchez acaba por ser um jogador que fez a diferença. É um jogador ainda em evolução, em crescimento, ainda por lapidar. Ainda tem algumas lacunas que com o tempo e com os jogos vai melhorar", finalizou.

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.