sicnot

Perfil

Desporto

Rio de Janeiro vive guerras entre criminosos a 81 dias do Rio2016

O Rio de Janeiro convive, a 81 dias dos Jogos Olímpicos, com 15 guerras entre fações de tráfico e milícias, gerando medo em 21 bairros da cidade, segundo a edição de hoje do jornal Extra.

© Nacho Doce / Reuters

Com base em registos de ocorrência, investigações da Polícia Civil e relatos de polícias que trabalham naquelas áreas, o jornal avança que, nos últimos dois meses, a cada quatro dias, em média, houve uma nova guerra entre criminosos.

Durante este período, pelo menos 21 pessoas foram mortas e oito ficaram feridas nesses ataques.

De acordo com o jornal, 12 dessas guerras ocorrem a menos de oito quilómetros de instalações olímpicas.

Na semana passada, por exemplo, elementos de várias favelas dominadas pela maior fação do tráfico do Rio de Janeiro juntaram-se para invadir quatro comunidades ocupadas por uma fação rival, que estão dentro de um raio de oito quilómetros dos locais onde serão disputadas as provas de hipismo, ciclismo e canoagem nos Jogos Olímpicos.

A Secretaria de Segurança respondeu ao Extra que "o planeamento operacional de segurança para os Jogos Olímpicos Rio2016, baseado em análises de riscos e ameaças, está em fase de finalização".

"Cenários dinâmicos estão a ser avaliados pelas equipas de inteligência e todas as estratégias operacionais necessárias para garantir um ambiente pacífico e ordeiro para a realização do evento estão a ser consideradas", adiantou.

Os Jogos Olímpicos de 2016, que se realizam pela primeira vez na América do Sul, decorrem de 5 a 21 de agosto.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.