sicnot

Perfil

Desporto

Kris Meeke separado da vitória do Rali de Portugal por duas especiais

O britânico Kris Meeke (Citroen DS3) continua a liderar o Rali de Portugal, depois de cumpridas hoje as duas primeiras especiais do último dia, e está a 33 quilómetros da vitória na quinta prova do campeonato do mundo.

JOSE COELHO/ EPA

Depois da primeira passagem nos troços de Vieira do Minho e Fafe e após a conclusão de 17 provas especiais de classificação (PEC), o norte-irlandês comanda com 35,5 segundos de avanço sobre Andreas Mikkelsen (Volkswagen Polo R), que foi o mais rápido nestas classificativas e desalojou do segundo lugar o colega francês Sébastien Ogier. O tricampeão do mundo é terceiro, a 43,6.

Com participação reduzida neste campeonato, uma vez que a Citroen abdicou deste Mundial para preparar o novo carro para 2017, Meeke necessita apenas de continuar a gerir a vantagem na segunda passagem (PEC 18 e 19) para celebrar em Portugal a sua segunda vitória no WRC, depois da que obteve em 2015 na Argentina.

"A primeira especial estava um bocado enlameada e era fácil ser surpreendido, mas na segunda a aderência foi mais consistente. Faltam duas e tenho uma vantagem de 35 segundos, estou contente. A 'power stage' não me interessa, a vitória é o que eu quero", disse o britânico, que fez o terceiro tempo nos dois troços, cujo piso, sobretudo o primeiro, se apresentou escorregadio devido à chuva que caiu durante a noite.

Independentemente da posição em que terminar, Ogier vai continuar a liderar o campeonato do mundo, mas deverá ver adiada a sua quinta vitória em Portugal, continuando aquém do recorde de Markku Alen. Importunado por um furo, o francês foi segundo na PEC 16 e voltou a ser mais lento do que Mikkelsen na seguinte, perdendo cerca de 11 segundos em 33 quilómetros.

"Não posso correr o risco de ter outro furo, por isso não posso andar tão à vontade. Mas com certeza que vou continuar a tentar", afirmou o gaulês, que nunca esteve três ralis seguidos sem ganhar desde que chegou à Volkswagen em 2013. Este ano, venceu em Monte Carlo e na Suécia e depois foi segundo no México e na Argentina.

Andreas Mikkelsen, segundo no ano passado em Portugal, atrás do finlandês Jari-Matti Latvala, parte para as duas últimas especiais com 8,1 segundos de avanço.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.