sicnot

Perfil

Desporto

Nadadora brasileira Etiene Medeiros com controlo antidoping positivo

A nadadora brasileira Etiene Medeiros, candidata a medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, teve um controlo antidoping positivo, anunciou a agência brasileira especializada.

© USA Today Sports / Reuters

Medalha de bronze nos 50 metros nos mundiais de 2015 de Kazan, Rússia, foi apanhada com vestígios de fenoterol, que integra a lista de substâncias proibidas, durante um controlo surpresa fora de competição realizado a 8 de maio em São Paulo, explicou a autoridade brasileira antidoping (ABCD).

Esses traços encontrados na sua urina foram detetados na amostra A e confirmados na B, cuja análise a nadadora pediu em junho.

Sabendo que Etiene, 25 anos, não tinha autorização para o uso terapêutico da substância, "este resultado é considerado positivo para um controle de doping", confirmou a ABCD.

A agência disse que "todos os factos foram comunicados à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para abertura de processo disciplinar" contra a nadadora, mas esta entidade revelou que ainda aguarda "notificação oficial antes de se pronunciar".


Lusa

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05