sicnot

Perfil

Desporto

Nadadora brasileira Etiene Medeiros com controlo antidoping positivo

A nadadora brasileira Etiene Medeiros, candidata a medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, teve um controlo antidoping positivo, anunciou a agência brasileira especializada.

© USA Today Sports / Reuters

Medalha de bronze nos 50 metros nos mundiais de 2015 de Kazan, Rússia, foi apanhada com vestígios de fenoterol, que integra a lista de substâncias proibidas, durante um controlo surpresa fora de competição realizado a 8 de maio em São Paulo, explicou a autoridade brasileira antidoping (ABCD).

Esses traços encontrados na sua urina foram detetados na amostra A e confirmados na B, cuja análise a nadadora pediu em junho.

Sabendo que Etiene, 25 anos, não tinha autorização para o uso terapêutico da substância, "este resultado é considerado positivo para um controle de doping", confirmou a ABCD.

A agência disse que "todos os factos foram comunicados à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para abertura de processo disciplinar" contra a nadadora, mas esta entidade revelou que ainda aguarda "notificação oficial antes de se pronunciar".


Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.