sicnot

Perfil

Desporto

Basquetebolista Pau Gasol anuncia presença nos Jogos Olímpicos

O basquetebolista espanhol Pau Gasol anunciou hoje que vai participar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde espera que "os riscos dos desportistas sejam os mínimos, no que respeita o vírus zika".

© USA Today Sports / Reuters

"O meu compromisso com a seleção é maior do que o medo com o que possa acontecer. Quero ir, quero estar com a equipa, quero cumprir os meus quartos Jogos e quero defender esta seleção uma vez mais", escreveu Gasol, no diário desportivo madrileno Marca, com o qual colabora habitualmente.

Com 35 anos, o poste dos Chicago Bulls, que havia colocado em dúvida a sua participação, poderá até despedir-se na seleção no Rio2016: "Quanto tens uma certa idade, nunca se sabe qual será o último campeonato que vais disputar".

"A minha responsabilidade foi alertar sobre o zika, porque é um tema grande. E a minha responsabilidade também é ir com a seleção a estes Jogos", acrescentou Gasol, falando, porém, de uma sensação "agridoce".

O jogador que alinha na NBA desde 2001/2002 lamenta que as circunstâncias sejam estas, mas tem "esperança que as autoridades sanitárias, locais e internacionais, e os organismos que se encarregam de organizar os Jogos sejam o suficientemente consequentes e responsáveis com todos os que estão dispostos a correr riscos e competir pelo seu país".

Nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos (Pequim2008 e Londres2012), Pau Gasol levou a Espanha à medalha de prata, sendo que, pela sua seleção, já foi campeão mundial (2006) e tricampeão europeu (2009, 2011 e 2015).

Gasol, bicampeão da NBA pelos Los Angeles Lakers, pertence à 'geração de ouro' do basquetebol espanhol, que se sagrou campeã mundial de juniores em 1999, numa competição realizada em Portugal e concluída em Lisboa, onde a Espanha venceu na final os Estados Unidos por 94-87.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC