sicnot

Perfil

Desporto

'Tata' Martino renunciou ao cargo de selecionador da Argentina

Gerardo 'Tata' Martino renunciou hoje ao cargo de selecionador da Argentina, informou a Associação de Futebol argentina (AFA).

© Gustau Nacarino / Reuters

"Devido à indefinição em relação à designação dos novos responsáveis da Associação de Futebol da Argentina e aos graves inconvenientes para se conseguir selecionar os jogadores que representem o país nos próximos Jogos Olímpicos, a equipa técnica da seleção decidiu apresentar a sua renúncia ao cargo", informou a própria AFA.

A Argentina está a deparar-se com problemas para formar a seleção que irá aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, porque a maioria dos clubes se nega a ceder os jogadores escolhidos por 'Tata' Martino.

Os treinos da Argentina de preparação para os Jogos Olímpicos deveriam começar hoje, mas foram adiados para ter início a 11 de julho, porque só há nove jogadores confirmados, entre os quais se destacam Ángel Correia, do Atlético Madrid, Gerónimo Rulli, da Real Sociedad, e Leandro Paredes, dos italianos do Empoli.

Martino assumiu o cargo de selecionador a 12 de agosto de 2014 em substituição de Alejandro Sabella, que dirigiu a Argentina até à final do Mundial de 2014, no Brasil, na qual perdeu com a Alemanha.

Sob a liderança técnica do ex-treinador do FC Barcelona, a Argentina perdeu nos penáltis com o Chile, na final da Copa América disputada naquele país, em 2015, e na final da edição deste ano disputada nos Estados Unidos, a 26 de junho, após a qual Lionel Messi renunciou à seleção.

Na eliminatórias sul-americanas de qualificação para o Mundial2018, na Rússia, a 'alvi-celeste' ocupa o terceiro lugar com 11 pontos em 18 possíveis, a dois dos líderes Uruguai e Equador.

Lusa

  • Selecionador da Argentina fala sobre a forma como a equipa vai marcar Cristiano Ronaldo
    0:46

    Desporto

    A seleção da Argentina fez hoje o último treino antes do jogo de amanhã com Portugal.A seleção orientada por Tata Martino trabalhou no complexo desportivo do Manchester City, nos arredores de Manchester. Na equipa argentina, para além de Lionel Messi, estão Enzo Pérez e Nico Gaitán, do Benfica, e ainda Jonathan Silva, do Sporting. O encontro particular tem também um carácter comercial, pois cada uma das federações vai receber um milhão e duzentos mil euros. O selecionador da Argentina falou sobre a forma de marcar Cristiano Ronaldo.

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Domingos Paciência sai do Belenenses

    Desporto

    Domingos Paciência deixou esta terça-feira o comando técnico do Belenenses. O treinador e a SAD do clube chegaram a acordo para a rescisão amigável do contrato.

    Em atualização

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.