sicnot

Perfil

Desporto

Dulce Félix estava certa que podia dedicar medalha ao pai

A portuguesa Dulce Félix, vice-campeã europeia dos 10.000 metros, afirmou hoje que estava cerca de que poderia dedicar uma medalha nos Europeus ao seu pai, falecido em 2013.

(Reuters)

(Reuters)

© Tobias Schwarz / Reuters

"Foi uma grande emoção, já merecia este resultado. Treinei, consegui e estou superfeliz. Acreditei sempre, hoje tentei concentrar-me, a ver vídeos de quando fui campeã da Europa, em 2012, e sai do quarto a pensar que tinha de conquistar uma medalha para dedicar ao meu pai, que é quem me faz falta", afirmou a atleta do Benfica à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Dulce Félix concluiu a primeira final dos Europeus em 31.19,03 minutos, melhorando o seu recorde pessoal na distância, a 6,17 segundos da turca de origem queniana Yasemin Can, que se sagrou campeã da Europa.

Após a cerimónia do pódio, Dulce Félix, que já tinha o título europeu na dupla légua em 2012, agradeceu o apoio recebido e alargou a dedicatória: "Obrigada por estarem atentos à minha carreira, também fazem parte desta medalha, gostava de dedicar esta medalha a todos os portugueses."

Sameiro Araújo, treinadora da benfiquista, também em declarações à FPA, partilhou a convicção de Dulce Félix após a partida para a prova.

"Depois de ver o início da corrida, sabia que dificilmente não conseguiria uma medalha. Por norma, estas provas são em ritmo demasiado lento e a Dulce, a treinar para a maratona, não estava suficientemente rápida para disputar o 'sprint' final. Felizmente, foi uma corrida rápida e a Dulce sai com a medalha de prata e um recorde pessoal, que ela já valia há bastante tempo", rematou a também vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga.

Na mesma prova, Sara Moreira, que tinha o melhor registo de 2016, esteve na luta pelas medalhas quase até ao fim, mas acabou por desistir e Salomé Rocha, que descolou cedo, concluiu em 12.ª, em 32.57,44.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Quase 600 pedidos de nulidade de casamentos católicos em três anos
    1:38

    País

    Entre 2015 e 2017, 575 casais portugueses pediram a anulação do casamento católico. O ano passado o número de pedidos duplicou em relação a 2015. Desde esse ano, e por decisão do Papa Francisco, que os pedidos de nulidade do casamento pela Igreja são mais simples, mais baratos e mais rápidos.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31

    País

    Rui Rio diz que a decisão sobre o futuro da liderança da bancada parlamentar do PSD só será tomada depois de falar com Pedro Passos Coelho e com Hugo Soares. Em entrevista à RTP, a primeira depois de vencer as diretas, o Rui Rio lembrou esta terça-feira que Passos Coelho ainda é líder do partido.

  • Deputado dorme no Parlamento britânico
    0:58