sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilista ucraniana desqualificada e perde o bronze conquistado em 2012

O Comité Olímpico Internacional (COI) desqualificou hoje a halterofilista ucraniana Yulia Kalina dos Jogos de Londres2012, retirando-lhe a medalha de bronze então conquistada, por ter acusado o uso de doping.

© Stefano Rellandini / Reuters

A atleta, que concorreu na categoria de -58 quilos, acusou turinabol, um derivado da testosterona, comprovado pelas análises efetuadas durante a sua participação no certame londrino.

"Karina deverá devolver a medalha de bronze, o diploma e o pin que lhe foram entregues", refere um comunicado do COI, que solicitou ainda à Federação Internacional de Halterofilismo que "modifique os resultados da competição".

Assim, o terceiro lugar e respetiva medalha de bronze serão atribuídos à tailandesa Rattikan Gulnoi, que acumulou um total olímpico de 254 quilos, menos um do que a ucraniana.

O mesmo comunicado refere que o resultado positivo de Kalina foi descoberto graças às análises recolhidas em Pequim2008 e Londres2012, com recurso às novas ferramentas de análise e investigação, que hoje permitem detetar substâncias proibidas que passaram despercebidas.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagas as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.