sicnot

Perfil

Desporto

Sporting perde com Zenit e já leva nove golos sofridos em três jogos

O Sporting sofreu hoje nova derrota no estágio que está a efetuar na Suíça, desta vez frente ao Zenit de São Petersburgo, por 4-2, voltando a evidenciar debilidades defensivas que explicam os nove golos sofridos em três jogos.

Paulo Duarte

Aliás, a defesa leonina começou cedo a meter água, iam decorridos oito minutos, quando o espanhol Javi Garcia, na sequência de um canto curto, abriu o marcador, saltando mais alto do que os centrais do Sporting e cabeceando para o fundo da baliza à entrada da pequena área.

O Sporting respondeu de imediato, por Gelson Martins, de longe o melhor jogador dos leões na tarde de hoje, a fazer um grande trabalho no flanco direito para oferecer o golo a Bruno César, que se limitou a encostar com o pé esquerdo para o fundo das redes da equipa russa.

No entanto, a organização defensiva dos leões não tardaria a comprometer novamente, aos 16 minutos, quando o veterano Yuri Zirkhov recolocou o Zenit na frente do marcador, numa jogada que nasceu no flanco esquerdo e culminou com uma diagonal interior do internacional russo a ganhar espaço para finalizar à entrada da área entre Zeegelar e Rúben Semedo, que partilham responsabilidades no lance.

Um minuto volvido, o mesmo Rúben Semedo voltou a comprometer, ao oferecer literalmente o golo a Kerzhakov, que se limitou a aplicar um 'chapéu' a Azbe Jug, à saída deste de entre os postes.

O Sporting ainda conseguiu reduzir pelo seu melhor jogador, Gelson Martins, único agitador que fez oscilar a defesa russa, aos 37 minutos, numa fase do jogo em que estava claramente 'por cima', a forçar o Zenit a defender no seu último terço do campo.

Na segunda parte, Jorge Jesus fez entrar Podence e Slimani para os lugares de Barcos e do novo reforço argentino Alan Ruiz, que confirmou em detalhes ter um pé esquerdo notável, mas também peso a mais e mobilidade a menos, pelo menos nesta fase da época.

O treinador leonino ainda lançou Matheus, aos 63 minutos, para a posição de Bruno César, e João Palhinha e Iúri Medeiros aos 68, em detrimento do sérvio Petrovic, que voltou a não impressionar, e Gelson Martins, mas o Sporting foi forçado a defender mais na segunda parte perante a pressão exercida pelo Zenit.

O quarto golo dos russos, que estão numa fase mais adiantada da preparação, na ponta final do jogo, por Djordjevic, aos 85 minutos, acabou por ajustar o resultado ao desenrolar do jogo.

Este jogo com o Zenit é o terceiro do Sporting no estágio de pré-época que decorre na Suíça, depois de ter perdido por 4-1 com os franceses do Mónaco e de ter vencido os suíços Stade Nyonnais por 3-1.

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.