sicnot

Perfil

Desporto

Teresa Bonvalot assegura título europeu de surf em juniores

A portuguesa Teresa Bonvalot assegurou este domingo a conquista do título europeu de surf em juniores, ao derrotar a espanhola Ariane Ochoa nos quartos de final do Pena Txuri Pro, na praia espanhola de Sopelana.

Depois de afastar Ochoa, segunda no circuito, "Teresinha", de 17 anos, chegou à final do campeonato basco, que perdeu frente à francesa Juliette Brice, ao somar 6,96 pontos, contra 6,96 da sua antecessora no historial.

A surfista cascalense venceu três das cinco etapas já realizadas do circuito europeu da Liga Mundial de Surf (WSL), na Costa de Caparica, em Espinho e na Corunha e terminou em terceiro em Biscarrosse, além do segundo posto conquistado hoje.

Quando falta apenas a prova das Ilhas Canárias, em novembro, Teresa Bonvalot já assegurou um título inédito no setor feminino e apenas alcançado no masculino por Tiago Pires, em 1999, em Vasco Ribeiro, em 2014.

Com o triunfo no circuito europeu, 'Teresinha' vai estar na final do Mundial de juniores, a disputar em Kiana, na Austrália, em janeiro de 2017.

Lusa

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.