sicnot

Perfil

Desporto

Giampiero Ventura é o novo selecionador de futebol da Itália

O italiano Giampiero Ventura, que treinava o Torino, é o novo selecionador de Itália de futebol, substituindo no cargo Antonio Conte, que já estava comprometido com o Chelsea antes do Euro 2016.

© Giorgio Perottino / Reuters

Ventura, de 68 anos e que se encontrava desde 2012 no Torino, vai liderar a squadra azzurra na qualificação para o Mundial 2018, a disputar na Rússia.

O técnico, conceituado nos aspetos táticos, passou na sua carreira por inúmeros clubes italianos, entre os quais a Sampdoria, Veneza, Lecce, Cagliari, Udinese, Nápoles, Messina, Verona, Pisa ou Bari.

O seu primeiro jogo com a seleção deverá ser a 1 de setembro, em Bari, onde a Itália recebe num encontro particular a França, derrotada na final do Euro2016 por Portugal.

A Itália foi eliminada nos quartos de final do Euro 2016 - no qual Portugal se sagrou campeão europeu pela primeira vez -, ao perder frente à Alemanha nos quartos de final (1-1, 6-5 nas grandes penalidades).

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.