sicnot

Perfil

Desporto

Detetados mais 45 casos de doping nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012

© Brian Snyder / Reuters

Uma segunda série de reanálises a amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012 revelaram a presença de substâncias proibidas em 45 casos, revelou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

Esses 45 casos, de 30 atletas em Pequim e 15 em Londres, juntam-se a 53 casos detetados na primeira série de reanálises.

O COI indica ainda que estão previstas uma terceira e quarta série a efetuar durante e após os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Esta nova triagem eleva para 98 o número de atletas que acusaram positivo nas duas últimas edições dos Jogos.

O sistema consiste em usar os mais sofisticados métodos científicos de análise na reanálise de amostras guardadas em Pequim 2008 e Londres 2012, seguindo um processo de recolha de informação iniciada em agosto de 2015.

"As novas reanálises mostram uma vez mais o compromisso do COI na luta contra o doping", referiu o presidente do organismo, Thomas Bach, em comunicado na página oficial do COI.

A nota explica ainda que a segunda série de reanálises centrou-se essencialmente em atletas medalhados, com 23 deles dos que revelaram substâncias em Pequim 2008 a terem subido ao pódio dos Jogos na capital chinesa.

Os 30 pertenciam a quatro modalidades de oito comités olímpicos nacionais. Dos 15 detetados em Londres2012, pertenciam a dois desportos e envolvem nove comités olímpicos.

As duas edições têm em reanálise 1.243 amostras, a serem escrutinadas em duas séries.

Ainda de acordo com o COI, os atletas, comités nacionais e federações envolvidas foram informadas, situação após a qual os procedimentos contra os mesmos poderão começar.

"Todos os atletas que se descubra que infringiram as regras antidoping serão proibidos de competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016", refere a nota.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.