sicnot

Perfil

Desporto

Detetados mais 45 casos de doping nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012

© Brian Snyder / Reuters

Uma segunda série de reanálises a amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012 revelaram a presença de substâncias proibidas em 45 casos, revelou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

Esses 45 casos, de 30 atletas em Pequim e 15 em Londres, juntam-se a 53 casos detetados na primeira série de reanálises.

O COI indica ainda que estão previstas uma terceira e quarta série a efetuar durante e após os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Esta nova triagem eleva para 98 o número de atletas que acusaram positivo nas duas últimas edições dos Jogos.

O sistema consiste em usar os mais sofisticados métodos científicos de análise na reanálise de amostras guardadas em Pequim 2008 e Londres 2012, seguindo um processo de recolha de informação iniciada em agosto de 2015.

"As novas reanálises mostram uma vez mais o compromisso do COI na luta contra o doping", referiu o presidente do organismo, Thomas Bach, em comunicado na página oficial do COI.

A nota explica ainda que a segunda série de reanálises centrou-se essencialmente em atletas medalhados, com 23 deles dos que revelaram substâncias em Pequim 2008 a terem subido ao pódio dos Jogos na capital chinesa.

Os 30 pertenciam a quatro modalidades de oito comités olímpicos nacionais. Dos 15 detetados em Londres2012, pertenciam a dois desportos e envolvem nove comités olímpicos.

As duas edições têm em reanálise 1.243 amostras, a serem escrutinadas em duas séries.

Ainda de acordo com o COI, os atletas, comités nacionais e federações envolvidas foram informadas, situação após a qual os procedimentos contra os mesmos poderão começar.

"Todos os atletas que se descubra que infringiram as regras antidoping serão proibidos de competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016", refere a nota.

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.