sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilsta turca perde medalha de Pequim 2008 por doping

© Osman Orsal / Reuters

A halterofilista turca Sibel Ozkan, segunda classificada nos 48kg nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, vai perder a medalha de prata, depois de uma reanálise das amostras colhidas na capital chinesa.

Em comunicado, o Comité Olímpico Internacional refere que foram encontrados marcadores da substância estanozol, um esteróide anabólico sintético.

A Comissão Disciplinar do COI decidiu que a atleta seria desclassificada e ordenou a devolução da medalha e do diploma olímpico.

"O Comité Olímpico Turco deve garantir o regresso ao COI, o mais rapidamente possível, da medalha e do diploma outorgado à atleta na final da prova de levantamento do peso de 48 kg", refere o comunicado.

Este caso acontece depois de o COI ter tornado público, hoje mesmo, que uma segunda análise a amostras colhidas em Pequim2008 e Londres2012 revelou 45 casos positivos.

Em relação a Pequim, estão em causa 23 casos de atletas medalhados (em 30 novos casos), em quatro disciplinas e envolvendo oito países.

Lusa

  • As vítimas do ataque de Londres

    Ataque em Londres

    O ataque desta quarta-feira ao Parlamento britânico em Londres fez quatro mortos, incluindo o atacante. Cerca de 40 pessoas de 11 países diferentes ficaram feridas, entre as quais 29 precisaram de ser levadas para o hospital, onde sete continuam em estado crítico.

    Ana Rute Carvalho

  • Inclusão social em Évora
    2:08

    País

    Mais de 40 empresas do distrito de Évora abriram as portas durante um dia a pessoas portadoras de deficiência. É ideia foi sublinhar a importância da  inclusão no mercado de trabalho.