sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilsta turca perde medalha de Pequim 2008 por doping

© Osman Orsal / Reuters

A halterofilista turca Sibel Ozkan, segunda classificada nos 48kg nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, vai perder a medalha de prata, depois de uma reanálise das amostras colhidas na capital chinesa.

Em comunicado, o Comité Olímpico Internacional refere que foram encontrados marcadores da substância estanozol, um esteróide anabólico sintético.

A Comissão Disciplinar do COI decidiu que a atleta seria desclassificada e ordenou a devolução da medalha e do diploma olímpico.

"O Comité Olímpico Turco deve garantir o regresso ao COI, o mais rapidamente possível, da medalha e do diploma outorgado à atleta na final da prova de levantamento do peso de 48 kg", refere o comunicado.

Este caso acontece depois de o COI ter tornado público, hoje mesmo, que uma segunda análise a amostras colhidas em Pequim2008 e Londres2012 revelou 45 casos positivos.

Em relação a Pequim, estão em causa 23 casos de atletas medalhados (em 30 novos casos), em quatro disciplinas e envolvendo oito países.

Lusa

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.