sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilsta turca perde medalha de Pequim 2008 por doping

© Osman Orsal / Reuters

A halterofilista turca Sibel Ozkan, segunda classificada nos 48kg nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, vai perder a medalha de prata, depois de uma reanálise das amostras colhidas na capital chinesa.

Em comunicado, o Comité Olímpico Internacional refere que foram encontrados marcadores da substância estanozol, um esteróide anabólico sintético.

A Comissão Disciplinar do COI decidiu que a atleta seria desclassificada e ordenou a devolução da medalha e do diploma olímpico.

"O Comité Olímpico Turco deve garantir o regresso ao COI, o mais rapidamente possível, da medalha e do diploma outorgado à atleta na final da prova de levantamento do peso de 48 kg", refere o comunicado.

Este caso acontece depois de o COI ter tornado público, hoje mesmo, que uma segunda análise a amostras colhidas em Pequim2008 e Londres2012 revelou 45 casos positivos.

Em relação a Pequim, estão em causa 23 casos de atletas medalhados (em 30 novos casos), em quatro disciplinas e envolvendo oito países.

Lusa

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35
  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00