sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilsta turca perde medalha de Pequim 2008 por doping

© Osman Orsal / Reuters

A halterofilista turca Sibel Ozkan, segunda classificada nos 48kg nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, vai perder a medalha de prata, depois de uma reanálise das amostras colhidas na capital chinesa.

Em comunicado, o Comité Olímpico Internacional refere que foram encontrados marcadores da substância estanozol, um esteróide anabólico sintético.

A Comissão Disciplinar do COI decidiu que a atleta seria desclassificada e ordenou a devolução da medalha e do diploma olímpico.

"O Comité Olímpico Turco deve garantir o regresso ao COI, o mais rapidamente possível, da medalha e do diploma outorgado à atleta na final da prova de levantamento do peso de 48 kg", refere o comunicado.

Este caso acontece depois de o COI ter tornado público, hoje mesmo, que uma segunda análise a amostras colhidas em Pequim2008 e Londres2012 revelou 45 casos positivos.

Em relação a Pequim, estão em causa 23 casos de atletas medalhados (em 30 novos casos), em quatro disciplinas e envolvendo oito países.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.