sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto com caminho aberto para os oitavos da Champions

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol deixou o FC Porto com caminho aberto para os oitavos de final, num Grupo G com Leicester, Club Brugge e Copenhaga, adversários com pouca tradição na prova.

O Leicester, o surpreendente campeão inglês, vai mesmo disputar pela primeira vez a mais importante competição europeia, enquanto Brugge e Copenhaga estão "habituados" a cair na fase de grupos, embora os dinamarqueses já tenham por uma vez alcançado os oitavos.

Depois de ter alcançado o "impossível" na última época, o Leicester aparece como uma das grandes incógnitas da temporada, ficando a dúvida se conseguirá manter o nível de 2015/16.

Para já, o técnico Claudio Ranieri apenas perdeu o médio N'Golo Kanté, que se mudou para o Chelsea, e manteve os avançados Jamie Vardy e Riyad Mahrez, embora o argelino ainda possa sair antes do fecho do mercado de transferências.

Passados 44 anos, FC Porto e Brugge voltam a encontrar-se nas competições europeias, sendo que na altura, na Taça UEFA, os dragões superaram os belgas com um triunfo em casa por 3-0 e uma derrota fora por 3-2.

Treinado por Michel Preud'homme, antigo guarda-redes do Benfica, o clube belga iniciou a defesa do título de forma algo irregular, com duas vitórias e duas derrotas. A grande figura da equipa é o avançado maliano Diaby, melhor marcador em 2015/16, e o extremo colombiano José Izquierdo.

De todos os adversários do FC Porto, o Copenhaga é o que aparece com maior experiência, já que é presença habitual nesta fase, embora só por uma vez tenha chegado aos 'oitavos', em 2010/11.

Os dinamarqueses, que ultrapassaram os cipriotas ao APOEL Nicósia no play-off, dominaram o futebol local na última época, com a conquista de campeonato e taça, sob o comando de Stale Solbakken. O avançado paraguaio Federico Santander é a grande figura da equipa e marcou mesmo golo que permitiu garantir o acesso à fase de grupos.

A fase de grupos da Liga dos Campeões, com a participação de Benfica, Sporting e FC Porto, arranca a 13 de setembro e termina a 07 de dezembro.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC