sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto com caminho aberto para os oitavos da Champions

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol deixou o FC Porto com caminho aberto para os oitavos de final, num Grupo G com Leicester, Club Brugge e Copenhaga, adversários com pouca tradição na prova.

O Leicester, o surpreendente campeão inglês, vai mesmo disputar pela primeira vez a mais importante competição europeia, enquanto Brugge e Copenhaga estão "habituados" a cair na fase de grupos, embora os dinamarqueses já tenham por uma vez alcançado os oitavos.

Depois de ter alcançado o "impossível" na última época, o Leicester aparece como uma das grandes incógnitas da temporada, ficando a dúvida se conseguirá manter o nível de 2015/16.

Para já, o técnico Claudio Ranieri apenas perdeu o médio N'Golo Kanté, que se mudou para o Chelsea, e manteve os avançados Jamie Vardy e Riyad Mahrez, embora o argelino ainda possa sair antes do fecho do mercado de transferências.

Passados 44 anos, FC Porto e Brugge voltam a encontrar-se nas competições europeias, sendo que na altura, na Taça UEFA, os dragões superaram os belgas com um triunfo em casa por 3-0 e uma derrota fora por 3-2.

Treinado por Michel Preud'homme, antigo guarda-redes do Benfica, o clube belga iniciou a defesa do título de forma algo irregular, com duas vitórias e duas derrotas. A grande figura da equipa é o avançado maliano Diaby, melhor marcador em 2015/16, e o extremo colombiano José Izquierdo.

De todos os adversários do FC Porto, o Copenhaga é o que aparece com maior experiência, já que é presença habitual nesta fase, embora só por uma vez tenha chegado aos 'oitavos', em 2010/11.

Os dinamarqueses, que ultrapassaram os cipriotas ao APOEL Nicósia no play-off, dominaram o futebol local na última época, com a conquista de campeonato e taça, sob o comando de Stale Solbakken. O avançado paraguaio Federico Santander é a grande figura da equipa e marcou mesmo golo que permitiu garantir o acesso à fase de grupos.

A fase de grupos da Liga dos Campeões, com a participação de Benfica, Sporting e FC Porto, arranca a 13 de setembro e termina a 07 de dezembro.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.