sicnot

Perfil

Desporto

Nápoles principal rival do Benfica na Champions

O Nápoles aparece como o principal rival do Benfica na Liga dos Campeões de futebol, num grupo B em que Dínamo Kiev e Besiktas também podem complicar a vida aos tricampeões portugueses, que têm o estatuto favorito.

O clube de Luz, que alcançou os quartos de final na última temporada, beneficiou do estatuto de cabeça de série para fugir a alguns dos "tubarões" do futebol europeu, mas mesmo assim vai ter pela frente o vice-campeão italiano e os campeões de Ucrânia e Turquia, que podem surpreender.

Apenas por uma vez o Nápoles apareceu no caminho do Benfica, na primeira eliminatória da extinta Taça UEFA, em 2008/09, com os encarnados a ultrapassarem os italianos, com um triunfo por 2-0 no Estádio da Luz, após um desaire por 3-2 fora.

Oito anos depois, os napolitanos voltam a ser rivais do Benfica na Europa, mas desta vez com o estatuto de vice-campeão italiano e de uma das melhores equipas na Serie A.

Comandado por Maurizio Sarri, o Nápoles perdeu o contributo do seu melhor marcador, o argentino Higuaín, que rumou à Juventus, mas foi "buscar" o avançado polaco Milik e manteve figuras como o eslovaco Marek Hamsik e o belga Dries Mertens.

Com o português Antunes no seu plantel, um ano depois de eliminar o FC Porto, o Dínamo Kiev volta a encontrar um adversário português, com quem se cruzou apenas uma vez, na Taça dos Campeões Europeus, em 1991/92. Na altura, o Benfica perdeu na Ucrânia (1-0) a primeira mão, mas 'vingou-se' na Luz, com um goelada (5-0).

Além do lateral esquerdo luso, o bicampeão da Ucrânia conta ainda com Andriy Yarmolenko, uma das maiores figuras da atualidade do futebol daquele país e o avançado paraguaio Derlis González, que tem tempos pertenceu aos quadros do Benfica (2013).

Pela primeira vez, os encarnados vão encontrar o Besiktas, que conta com o português Ricardo Quaresma e também Anderson Talisca, que recentemente trocou o emblema luso pelo turco.

O Besiktas regressa à Champions depois de se ter sagrado campeão turco, algo que já não sucedia desde 2008/09. A formação de Istambul, que é liderada por Senol Gunes, perdeu esta temporada o avançado alemão Mario Gomez, mas foi buscar o médio Adriano ao FC Barcelona.

A fase de grupos da Liga dos Campeões, com a participação de Benfica, Sporting e FC Porto, arranca a 13 de setembro e termina a 07 de dezembro.

Lusa

  • O que é a Taxa Social Única
    2:54

    Economia

    A TSU é uma conversa antiga entre governos, oposição e parceiros sociais. E nos últimos anos tem sido umas das principais moedas de troca, quer para subir salários quer para incentivar a contratação. Pedro Benevides explica o que é a TSU e de que forma está a dividir as opiniões no parlamento.

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..