sicnot

Perfil

Desporto

Nápoles principal rival do Benfica na Champions

O Nápoles aparece como o principal rival do Benfica na Liga dos Campeões de futebol, num grupo B em que Dínamo Kiev e Besiktas também podem complicar a vida aos tricampeões portugueses, que têm o estatuto favorito.

O clube de Luz, que alcançou os quartos de final na última temporada, beneficiou do estatuto de cabeça de série para fugir a alguns dos "tubarões" do futebol europeu, mas mesmo assim vai ter pela frente o vice-campeão italiano e os campeões de Ucrânia e Turquia, que podem surpreender.

Apenas por uma vez o Nápoles apareceu no caminho do Benfica, na primeira eliminatória da extinta Taça UEFA, em 2008/09, com os encarnados a ultrapassarem os italianos, com um triunfo por 2-0 no Estádio da Luz, após um desaire por 3-2 fora.

Oito anos depois, os napolitanos voltam a ser rivais do Benfica na Europa, mas desta vez com o estatuto de vice-campeão italiano e de uma das melhores equipas na Serie A.

Comandado por Maurizio Sarri, o Nápoles perdeu o contributo do seu melhor marcador, o argentino Higuaín, que rumou à Juventus, mas foi "buscar" o avançado polaco Milik e manteve figuras como o eslovaco Marek Hamsik e o belga Dries Mertens.

Com o português Antunes no seu plantel, um ano depois de eliminar o FC Porto, o Dínamo Kiev volta a encontrar um adversário português, com quem se cruzou apenas uma vez, na Taça dos Campeões Europeus, em 1991/92. Na altura, o Benfica perdeu na Ucrânia (1-0) a primeira mão, mas 'vingou-se' na Luz, com um goelada (5-0).

Além do lateral esquerdo luso, o bicampeão da Ucrânia conta ainda com Andriy Yarmolenko, uma das maiores figuras da atualidade do futebol daquele país e o avançado paraguaio Derlis González, que tem tempos pertenceu aos quadros do Benfica (2013).

Pela primeira vez, os encarnados vão encontrar o Besiktas, que conta com o português Ricardo Quaresma e também Anderson Talisca, que recentemente trocou o emblema luso pelo turco.

O Besiktas regressa à Champions depois de se ter sagrado campeão turco, algo que já não sucedia desde 2008/09. A formação de Istambul, que é liderada por Senol Gunes, perdeu esta temporada o avançado alemão Mario Gomez, mas foi buscar o médio Adriano ao FC Barcelona.

A fase de grupos da Liga dos Campeões, com a participação de Benfica, Sporting e FC Porto, arranca a 13 de setembro e termina a 07 de dezembro.

Lusa

  • Costa reafirma que entendimentos com BE e PCP são positivos
    0:34
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57