sicnot

Perfil

Desporto

COI desqualifica seis atletas de Pequim 2008 por doping

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta quarta-feira a desqualificação de seis desportistas de Pequim 2008, por terem acusado controlos antidoping positivos.

Dos seis desportistas implicados, cinco são halterofilistas, o moldavo Alexandre Dudoglo, as russas Marina Shainova e Nadezhda Evstyukhina, o arménio Tigran Martirosyan, o azerí Intigam Zairov e uma atleta russa, a velocista Tatiana Firova.

Firova foi desapossada da medalha de prata na estafeta de 4x400 metros de Pequim 2008, pela análise positiva a turinabol, androstenediona e androstenediol. Mantendo, no entanto, as pratas conquistadas, na mesma prova, em Atenas 2004 e Londres 2012.

Alexandre Dudoglu foi desqualificado do nono lugar que alcançou em Pequim, na categoria até 69 quilos, em virtude de ter acusado a substância estanozol, enquanto Nadezda Evstyukhina registou análise positiva devido a turinabol, um esteroide anabolizante oral, e a eritropoietina (EPO).

Quanto a Tigran Martirosyan, acusou as substâncias turinabol e estanozol, tal como Shainova, enquanto no caso de Zairov a substância detetada foi turinabol.

Lusa

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.