sicnot

Perfil

Desporto

COI desqualifica seis atletas de Pequim 2008 por doping

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta quarta-feira a desqualificação de seis desportistas de Pequim 2008, por terem acusado controlos antidoping positivos.

Dos seis desportistas implicados, cinco são halterofilistas, o moldavo Alexandre Dudoglo, as russas Marina Shainova e Nadezhda Evstyukhina, o arménio Tigran Martirosyan, o azerí Intigam Zairov e uma atleta russa, a velocista Tatiana Firova.

Firova foi desapossada da medalha de prata na estafeta de 4x400 metros de Pequim 2008, pela análise positiva a turinabol, androstenediona e androstenediol. Mantendo, no entanto, as pratas conquistadas, na mesma prova, em Atenas 2004 e Londres 2012.

Alexandre Dudoglu foi desqualificado do nono lugar que alcançou em Pequim, na categoria até 69 quilos, em virtude de ter acusado a substância estanozol, enquanto Nadezda Evstyukhina registou análise positiva devido a turinabol, um esteroide anabolizante oral, e a eritropoietina (EPO).

Quanto a Tigran Martirosyan, acusou as substâncias turinabol e estanozol, tal como Shainova, enquanto no caso de Zairov a substância detetada foi turinabol.

Lusa

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43