sicnot

Perfil

Desporto

COI desqualifica seis atletas de Pequim 2008 por doping

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta quarta-feira a desqualificação de seis desportistas de Pequim 2008, por terem acusado controlos antidoping positivos.

Dos seis desportistas implicados, cinco são halterofilistas, o moldavo Alexandre Dudoglo, as russas Marina Shainova e Nadezhda Evstyukhina, o arménio Tigran Martirosyan, o azerí Intigam Zairov e uma atleta russa, a velocista Tatiana Firova.

Firova foi desapossada da medalha de prata na estafeta de 4x400 metros de Pequim 2008, pela análise positiva a turinabol, androstenediona e androstenediol. Mantendo, no entanto, as pratas conquistadas, na mesma prova, em Atenas 2004 e Londres 2012.

Alexandre Dudoglu foi desqualificado do nono lugar que alcançou em Pequim, na categoria até 69 quilos, em virtude de ter acusado a substância estanozol, enquanto Nadezda Evstyukhina registou análise positiva devido a turinabol, um esteroide anabolizante oral, e a eritropoietina (EPO).

Quanto a Tigran Martirosyan, acusou as substâncias turinabol e estanozol, tal como Shainova, enquanto no caso de Zairov a substância detetada foi turinabol.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".