sicnot

Perfil

Desporto

COI desqualifica seis atletas de Pequim 2008 por doping

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta quarta-feira a desqualificação de seis desportistas de Pequim 2008, por terem acusado controlos antidoping positivos.

Dos seis desportistas implicados, cinco são halterofilistas, o moldavo Alexandre Dudoglo, as russas Marina Shainova e Nadezhda Evstyukhina, o arménio Tigran Martirosyan, o azerí Intigam Zairov e uma atleta russa, a velocista Tatiana Firova.

Firova foi desapossada da medalha de prata na estafeta de 4x400 metros de Pequim 2008, pela análise positiva a turinabol, androstenediona e androstenediol. Mantendo, no entanto, as pratas conquistadas, na mesma prova, em Atenas 2004 e Londres 2012.

Alexandre Dudoglu foi desqualificado do nono lugar que alcançou em Pequim, na categoria até 69 quilos, em virtude de ter acusado a substância estanozol, enquanto Nadezda Evstyukhina registou análise positiva devido a turinabol, um esteroide anabolizante oral, e a eritropoietina (EPO).

Quanto a Tigran Martirosyan, acusou as substâncias turinabol e estanozol, tal como Shainova, enquanto no caso de Zairov a substância detetada foi turinabol.

Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.