sicnot

Perfil

Desporto

Hamilton falha no arranque, Rosberg vence em Itália e fica a apenas dois pontos

O piloto alemão Nico Rosberg aproveitou este domingo um péssimo arranque do colega da Merces Lewis Hamilton para vencer o Grande Prémio de Itália em Formula 1 e encurtar para apenas dois pontos o atraso para o britânico no Mundial.

Depois de ter garantido no sábado a 56.ª 'pole position' da carreira, feito que igualou o recorde dos lendários Juan Manuel Fangio e Ayrton Senna, Hamilton fez um péssimo arranque que, ao fim da primeira curva, o empurrou para a sexta posição.

Rosberg, de 31 anos, assumiu logo a liderança, que foi gerindo face ao trabalho de recuperação do campeão do Mundo, que terminou a 15 segundos.

Com sete provas por disputar, Hamilton soma 250 pontos, enquanto Rosberg tem 248. O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), que foi quinto, completa o pódio provisório, com 161 pontos.

Este foi o primeiro triunfo de Nico Rosberg, de 31 anos, em Itália, o sétimo na temporada e o 21.º na carreira, na qual já detém 50 pódios.

"Muito obrigado, rapazes. É fantástico ganhar em Itália", disse o germânico, após cruzar a linha de meta.

Hamilton perseguia o terceiro triunfo consecutivo em Itália, igualando um feito até hoje apenas conseguido pelo argentino Fangio nos anos 50, mas não conseguiu e com isso adiou a sua 50.ª vitória na carreira.

Esta foi também a primeira vez em sete anos que o vencedor não partiu na frente.

Fernando Alonso (McLaren) cumpriu a volta mais rápida da prova, a 22.ª vez que o conseguiu na carreira, a última das quais já em 2013, mas terminou em 14.º.

Sebastian Vettel foi terceiro na 14.ª prova da temporada, à frente do colega da Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen.

Daniel Ricciardo foi quinto à frente de Valtteri Bottas da Williams, enquanto Max Verstappen (Red Bull), Sergio Pérez (Force India), Felipe Massa (Williams) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram o lote de 10 pilotos que não foram dobrados.

Com a dobradinha, a Mercedes ampliou a já muito folgada vantagem no Mundial de construtores, somando 498 pontos, face aos 290 da Red Bull e 279 da Ferrari, os mais diretos perseguidores.

Lusa

  • "Só tive tempo de avisar o meu sogro e o meu marido e disse: corram!"
    2:17
  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • "Atrás das Câmaras" em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC