sicnot

Perfil

Desporto

Shaquille O'Neal, Allen Iverson e Yao Ming no "Hall of Fame" da NBA

Shaquille O'Neal

© USA Today Sports / Reuters

Shaquille O'Neal, Allen Iverson e Yao Ming entraram para a história da liga norte-americana de basquetebol, na quinta-feira.

"É muito importante para mim passar a integrar este grupo muito restrito", admitiu O'Neal, quatro vezes campeão na NBA, três com a camisola dos Los Angeles Lakers (2000, 2001, 2002) e uma ao serviço dos Miami Heat (2006), num total de 19 temporadas no ativo.

Em 2000, o antigo poste foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da NBA e terminou a carreira em 2011, com a camisola dos Boston Celtics e uma média total de 23,7 pontos e 10,9 ressaltos.

Por seu turno, Iverson nunca conseguiu sagrar-se campeão na NBA, mas tem no currículo 11 chamadas para o jogo All Star, que junta todas os melhores da época, num total de 14 temporadas no campeonato.

"Quero que as pessoas me recordem como um jogador que deu sempre tudo no campo e que disputou cada jogada de forma intensa", comentou, por seu turno, Iverson, que em 2001 também foi eleito o MVP, apesar de ter perdido a final contra os Lakers, quando representava os Philadelphia 76ers.

Quanto a Yao Ming, que passa a ser o jogador mais alto do Hall of Fame, com 2,29 metros, esteve oito anos na NBA, sempre com a camisola dos Houston Rockets, e foi o grande responsável pela explosão do basquetebol na China.

"Esta é a primeira vez que me sinto verdadeiramente pequeno ao olhar para todos estes jogadores do Hall of Fame", comentou o chinês, que registou na carreira uma média de 19,2 pontos e nove ressaltos por jogo.

Com Lusa

  • Banco de Portugal mais otimista
    1:17
  • Catalunha vs Espanha
    29:35
  • Empate técnico a uma semana das eleições na Catalunha

    Mundo

    A sete dias das eleições regionais catalãs, várias sondagens publicadas hoje indicam que os partidos constitucionalistas estão à frente nas intenções de voto, mas os independentistas ganham em número de lugares, sem nenhum dos blocos ter maioria absoluta.