sicnot

Perfil

Desporto

Dani Pedrosa obtém primeira vitória da época no GP São Marino

© Heino Kalis / Reuters

O piloto espanhol Dani Pedrosa (Honda) venceu hoje o Grande Prémio de São Marino em MotoGP, superiorizando-se aos pilotos da Yamaha Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, que tinha partido da 'pole position'.

Oitavo vencedor diferente nesta temporada, Dani Pedrosa ainda não tinha vencido em 2016 e há cinco grandes prémios que não alcançava o pódio, algo que não sucedia desde a temporada de 2001, quando se estreou na categoria de 125 cc.

No circuito de Misano, em Itália, o espanhol Marc Márquez (Honda) terminou em quarto, mas conservou a liderança do campeonato do mundo, com 223 pontos, à frente de Valentino Rossi, com 180, e de Jorge Lorenzo, atual campeão mundial, com 162.

Usando pneus macios desde o início da corrida, Dani Pedrosa, que partiu da oitava posição, conseguiu de forma consistente ultrapassar os adversários tendo assumido a liderança a sete voltas do final, depois de realizar uma ultrapassagem viril a Valentino Rossi, perante os seus compatriotas.

O veterano italiano de 37 anos, detentor de nove títulos mundiais, incluindo sete na categoria rainha, tinha dominado a prova praticamente desde o início, depois de ultrapassar Lorenzo na segunda volta, mas foi incapaz de resistir ao ritmo de Pedrosa.

Márquez, que escolheu um pneu duro atrás, não foi capaz de acompanhar os três primeiros e terminou na mesma posição em que iniciou a corrida, valendo-lhe a vitória de Pedrosa para minimizar as perdas em relação a Rossi.

O espanhol Maverick Viñales (Suzuki), que no início do mês conquistou o seu primeiro triunfo em MotoGP ao impor-se no Grande Prémio de Inglaterra, terminou na quinta posição.

Na corrida de Moto2, o português Miguel Oliveira (Kalex) foi hoje 17.º classificado depois de uma queda o ter arredado do 'top-10' da 13.ª prova do Mundial de motociclismo de velocidade.

A vitória do circuito de Misano foi para um piloto da casa, Lorenzo Baldassarri, que se impôs perante o espanhol Alex Rins e o japonês Takaaki Nakagami, enquanto o francês Johann Zarco terminou em quarto e manteve a liderança do Mundial com três pontos de vantagem sobre Rins.

Em Moto3, o sul-africano Brad Binder (KTM) deu um passo de gigante para conquistar o título de campeão do mundo ao alcançar no circuito de Misano a sua segunda vitória consecutiva e a quinta da temporada, beneficiando da queda do espanhol Jorge Navarro (Honda).

Binder lidera o Mundial com 229 pontos, conta 123 de Enea Bastianini (Honda).

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.