sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa avança dois lugares no ranking e Kerber destrona Williams

FACUNDO ARRIZABALAGA

O tenista português João Sousa subiu hoje dois lugares no ranking mundial, fixando-se no 34.º posto, numa semana que marca um novo reinado no circuito feminino, o da alemã Angelique Kerber, que destronou a norte-americana Serena Williams.

A manchete na atualização dos rankings dos dois circuitos pertenceu a Kerber, que já sabia que saltaria para o primeiro posto da classificação desde sexta-feira, quando viu Serena Williams ser afastada nas meias-finais do Open dos Estados Unidos.

A vitória no quarto e último Grand Slam da temporada, depois de bater a checa Karoline Pliskova, por 6-3, 4-6 e 6-4, seria a cereja no topo do bolo para a germânica.

A presença na final valeu a Pliskova um salto de 11 posições no ranking. A checa, cuja melhor posição tinha sido a 12.ª, ocupa agora o sexto posto.

A melhor portuguesa no ranking, Michelle de Brito, que não compete desde inícios de agosto, subiu, mesmo assim, três posições, aparecendo hoje no lugar 238.

Em masculinos, não houve mexidas no pódio, já que se mantêm os três primeiros da classificação, encabeçado pelo sérvio Nova Djokovic, derrotado pelo suíço Stanislas Wawrinka, que continua a ser terceiro, na final do Open dos estados Unidos.

Um dos destaques entre a elite do top-10 pertenceu ao francês Gael Monfils, cuja presença nas meias-finais (derrotado por Djokovic) valeu uma subida de quatro posições, até ao oitavo posto.

Em sentido inverso, o suíço Roger Federer, ausente de Nova Iorque devido a lesão, desceu três lugares e é agora sétimo do mundo.

Ainda entre os portugueses, Gastão Elias, eliminado logo na primeira ronda em Flushing Meadows, desceu um lugar, para 61.º, enquanto Pedro Sousa deu mais um passo para integrar o grupo dos 200 melhores do mundo, aparecendo na lista de hoje em 208.º (subiu duas posições).

Com Lusa

  • Fuga de ácido em camião corta EN1 em Gaia

    País

    Uma fuga de gás clorídrico do contentor de um camião que circulava na zona de Pedroso em Vila Nova de Gaia obrigou ao corte do trânsito na EN 1, no sentido Norte/Sul.

    Em desenvolvimento

  • Polémica sobre offshore intensifica guerra de palavras entre PSD e Governo
    2:39
  • DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro

    Economia

    A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em contabilidade nacional em 2017.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.