sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da federação alemã desconhecia dinheiro retirado por Beckenbauer

O presidente da Federação Alemã de Futebol (DBF), Reinhard Grindel, admitiu que se sabia que Franz Beckenbauer tinha trabalhado com a Oddset, no âmbito do Mundial2006, mas não que tinha retirado dinheiro.

"Sabíamos que Franz Beckenbauer trabalhou com a Oddset no âmbito do Mundial, mas não tínhamos conhecimento que retirou a soma de 5,5 milhões de euros do orçamento da organização do Mundial de 2006", refere hoje o dirigente em comunicado.

O responsável da Federação declarou ainda que, nestas condições, não se pode dizer que o ex-futebolista trabalhou sem remuneração quando estava à frente do comité organizador, como Beckenbauer sempre defendeu.

De acordo com o jornal online Spiegel o antigo internacional terá na verdade tirado mais de cinco milhões de euros do orçamento e não terá declarado a soma junto das autoridades tributárias.

Ainda segundo o Spiegel, Franz Beckenbauer terá retirado o dinheiro de um donativo de 12 milhões de euros de um dos patrocinadores do Mundial organizado pela Alemanha, a empresa de apostas Oddset.

Entretanto, as autoridades suíças investigam o ex-futebolista e os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger, com "alegações de fraude, lavagem de dinheiro, apropriação indevida e gestão danosa".

O caso foi suscitado depois do Spiegel ter reportado em outubro do último ano que foi utilizado um fundo secreto de dez milhões de francos suíços (6,7 milhões de euros) para comprar a organização do Mundial de 2006.

O dinheiro terá vindo de Robert Louis-Dreyfus, antigo patrão da Adidas, a pedido de Beckenbauer, e terá sido entregue em 2000, pouco antes da Alemanha ganhar a organização do Mundial de 2006.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.