sicnot

Perfil

Desporto

Infantino quer aumentar número de seleções no Mundial para 40 ou 48

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, revelou esta segunda-feira em Bogotá que está a ponderar a ideia de aumentar o número de seleções participantes no Mundial de futebol para 40 ou 48 a partir de 2026.

"O nosso dever é desenvolver o futebol e por isso propus durante a minha campanha eleitoral um Mundial com 40 seleções, oito mais do que acontece atualmente", disse Infantino, durante uma visita à Universidade Sérgio Arboleda, em Bogotá, à qual assistiu para apoiar o projeto "Futebol+Educação".

O dirigente justificou o aumento de seleções do Mundial com o impacto social que o futebol tem em todo o mundo.

"Se a Colômbia se qualifica para o Mundial, todo o país vive em euforia, há felicidade. Se não se qualifica, há tristeza, é uma tragédia nacional. Isso mostra a força do futebol e do Mundial", disse Infantino, dando um exemplo do impacto social que o futebol tem.

Sobre a eventual participação futura de 48 seleções -- atualmente participam 32 -- afirmou que se trata de uma ideia que será debatida no Conselho da FIFA na próxima semana, ressalvando, porém, que a decisão final só será tomada em janeiro de 2017.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.