sicnot

Perfil

Desporto

Saltadora russa perde medalha de bronze dos Jogos de Pequim2008

A russa Anna Chicherova, que acusou positivo nas reanálises a amostras dos Jogos Olímpicos de Pequim2008, foi desqualificada e ficou sem a medalha de bronze na competição de salto em altura na China.

A informação foi avançada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), revelando em comunicado que a amostra, de Pequim2008, Jogos em que ficou atrás da belga Tia Hellebaut e da croata Blanka Vlasic, acusou positivo para turinabol (esteroide).

O COI não revelou se a medalha de bronze irá para a quarta classificada, que foi a também russa Elena Slesarenko.

Anna Chicherova, que subiu cinco vezes ao pódio em Mundiais, com dois bronzes, duas pratas e um ouro, foi campeã olímpica do salto em altura a seguir a Pequim, em Londres2012.

As reanálises aos controlos efetuados nos Jogos de Pequim2008 permitiram já identificar 60 casos de 'doping'.

Um cenário que levou a Rússia a perder as medalhas de ouro da estafeta 4x100 metros feminina e a prata dos 4x400 femininos, do lançamento do dardo (Maria Abakumova) e do lançamento do peso (Yevgeniya Kolodko).

O COI já reanalisou um total de 1.243 amostras referentes aos Jogos de Pequim e de Londres, recorrendo a métodos científicos mais avançados.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.