sicnot

Perfil

Desporto

Saltadora russa perde medalha de bronze dos Jogos de Pequim2008

A russa Anna Chicherova, que acusou positivo nas reanálises a amostras dos Jogos Olímpicos de Pequim2008, foi desqualificada e ficou sem a medalha de bronze na competição de salto em altura na China.

A informação foi avançada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), revelando em comunicado que a amostra, de Pequim2008, Jogos em que ficou atrás da belga Tia Hellebaut e da croata Blanka Vlasic, acusou positivo para turinabol (esteroide).

O COI não revelou se a medalha de bronze irá para a quarta classificada, que foi a também russa Elena Slesarenko.

Anna Chicherova, que subiu cinco vezes ao pódio em Mundiais, com dois bronzes, duas pratas e um ouro, foi campeã olímpica do salto em altura a seguir a Pequim, em Londres2012.

As reanálises aos controlos efetuados nos Jogos de Pequim2008 permitiram já identificar 60 casos de 'doping'.

Um cenário que levou a Rússia a perder as medalhas de ouro da estafeta 4x100 metros feminina e a prata dos 4x400 femininos, do lançamento do dardo (Maria Abakumova) e do lançamento do peso (Yevgeniya Kolodko).

O COI já reanalisou um total de 1.243 amostras referentes aos Jogos de Pequim e de Londres, recorrendo a métodos científicos mais avançados.

Lusa

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35