sicnot

Perfil

Desporto

Solicitação para retirar livro com alegada foto de Eusébio foi a pedido da família

O Benfica disse hoje que foi a pedido da família de Eusébio da Silva Ferreira que solicitou a retirada de circulação de um livro em Moçambique, que teria indevidamente na capa uma foto do jogador luso-moçambicano.

"Por solicitação da família de Eusébio, o Sport Lisboa e Benfica estabeleceu os necessários procedimentos em defesa dos legítimos direitos do uso da imagem e nome de Eusébio e neste momento temos conhecimento que o processo está em vias de resolução entre as partes, esclarecidas a questão da fotografia e do uso indevido do nome do grande jogador", referiu o Benfica, numa nota da assessoria de comunicação enviada à Lusa.

O autor do livro "O Berlinde com Eusébio lá Dentro" está a ser acusado por advogados do Benfica de utilizar indevidamente a imagem de Eusébio na obra, mas o escritor nega as acusações.

"O livro é de crónicas que resgatam as memórias da minha infância até à idade adulta em Moçambique e, para a capa do livro, pedi ao fotógrafo que fizesse uma fotografia do meu filho, que tem 18 anos", a jogar à bola, disse à Lusa, na quarta-feira, Almiro Lobo.

O autor moçambicano negou que a imagem da capa do seu livro seja de Eusébio da Silva Ferreira, mas sim do seu filho e que a obra trata apenas das suas memórias.

A obra, publicada pela Alcance Editores, foi lançada em agosto em Moçambique e tem na capa a foto de um jovem a jogar à bola, que segundo o escritório Luís Laureano Santos e Associados/Sociedade de Advogados - que se apresenta como representante legal do clube português - seria uma fotografia de Eusébio da Silva Ferreira.

"Estranhei toda essa reação, do que me consta, partiu de um escritório de advogados do Sport Lisboa e Benfica. E devido a essa reação, a minha editora em Maputo suspendeu a venda do livro em Maputo, aguardando agora que eu regresse a Moçambique para dar uma resposta ao escritório de advogados", acrescentou Almiro Lobo.

O escritório de advogados, numa carta endereçada à Alcance Editores datada de 23 de setembro, a que a Lusa teve acesso, diz que o Benfica "detém contratualmente todos os direitos de gestão e exploração da marca Eusébio, onde estão incluídas, entre outras, todas as suas imagens e nome".

A carta, assinada por Pedro Abreu Rocha, indicou ainda que o Benfica não teria dado "autorização a terceiros que explorassem, sob que forma for, a imagem de Eusébio", dizendo que a editora não pode comercializar o "citado livro" com a foto do ex-jogador luso-moçambicano de futebol, que morreu em 2014.

O escritório de advogados afirmou que a editora deveria suspender a venda do livro e retirar a foto de Eusébio da capa, indicando ainda que se essas providências não fossem tomadas, "iria iniciar os mecanismos legais, a fim de proteger os direitos do SLB (Benfica)".

Almiro Lobo disse que foi "apanhado de surpresa" com esta história.

"Não entendo os argumentos dos advogados do Benfica, fico triste ao imaginar que as minhas memórias não possam ser publicadas por motivos que não entendo", disse, indicando que o livro não trata, em nenhum momento, da história de Eusébio da Silva Ferreira.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.