sicnot

Perfil

Desporto

FIFA agenda para 9 de janeiro atribuição de prémio a melhor futebolista do mundo

(Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

A FIFA anunciou esta sexta-feira que a cerimónia de atribuição dos seus prémios anuais, entre os quais o que distingue o melhor jogador de futebol do mundo, será realizada a 9 de janeiro de 2017, em Zurique.

A organização de cúpula do futebol mundial pôs termo este ano à parceria que existiu entre 2010 e 2015 com a France Football, ao abrigo da qual foi instituído um galardão comum visando distinguir o melhor futebolista do ano, a Bola de Ouro.

A distinção, que em 2015 foi atribuída ao argentino Lionel Messi, será definida pela votação de um colégio de jornalistas, deixando de participar nesta eleição os capitães e técnicos das seleções nacionais.

Desde a criação do prémio conjunto, em 2010, Messi venceu por quatro vezes (2010, 2011, 2012 e 2015) e Cristiano Ronaldo duas (2013 e 2014).

Antes, os dois jogadores venceram o prémio exclusivo FIFA de melhor jogador do mundo: Cristiano Ronaldo em 2008 e Lionel Messi em 2009, troféus que, nesses dois anos, coincidiram com a Bola de Ouro da France Football.

A FIFA indicou ainda que o novo formato de Campeonato do Mundo de futebol a realizar em 2016, que poderá ser alargado a 40 ou 48 equipas, será decidido na próxima reunião do Conselho da organização, a 9 e 10 de fevereiro de 2017.

Esta sexta-feira, a organização máxima do futebol mundial avançou também que o seu próximo congresso se realizará a 11 de maio em Manama, no Bahrein.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC