sicnot

Perfil

Desporto

FIFA agenda para 9 de janeiro atribuição de prémio a melhor futebolista do mundo

(Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

A FIFA anunciou esta sexta-feira que a cerimónia de atribuição dos seus prémios anuais, entre os quais o que distingue o melhor jogador de futebol do mundo, será realizada a 9 de janeiro de 2017, em Zurique.

A organização de cúpula do futebol mundial pôs termo este ano à parceria que existiu entre 2010 e 2015 com a France Football, ao abrigo da qual foi instituído um galardão comum visando distinguir o melhor futebolista do ano, a Bola de Ouro.

A distinção, que em 2015 foi atribuída ao argentino Lionel Messi, será definida pela votação de um colégio de jornalistas, deixando de participar nesta eleição os capitães e técnicos das seleções nacionais.

Desde a criação do prémio conjunto, em 2010, Messi venceu por quatro vezes (2010, 2011, 2012 e 2015) e Cristiano Ronaldo duas (2013 e 2014).

Antes, os dois jogadores venceram o prémio exclusivo FIFA de melhor jogador do mundo: Cristiano Ronaldo em 2008 e Lionel Messi em 2009, troféus que, nesses dois anos, coincidiram com a Bola de Ouro da France Football.

A FIFA indicou ainda que o novo formato de Campeonato do Mundo de futebol a realizar em 2016, que poderá ser alargado a 40 ou 48 equipas, será decidido na próxima reunião do Conselho da organização, a 9 e 10 de fevereiro de 2017.

Esta sexta-feira, a organização máxima do futebol mundial avançou também que o seu próximo congresso se realizará a 11 de maio em Manama, no Bahrein.

Lusa

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.