sicnot

Perfil

Desporto

Benfica e Sporting sublinham objetivo de conquistar a Taça de Portugal

Benfica e Sporting podem encontrar-se apenas na final da Taça de Portugal de futebol, depois do sorteio dos quartos de final e meias-finais, realizado esta terça-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Os dois rivais lisboetas vão defrontar na próxima ronda Leixões (II Liga) e Desportivo de Chaves, respetivamente, voltando a "evitar-se" no emparelhamento dos jogos das "meias", com a meta do Jamor em vista.

Em declarações aos jornalistas após o sorteio, Octávio Machado, diretor para o futebol dos "leões", salientou a dificuldade da eliminatória com os flavienses, mas reiterou o sonho da presença na final.

"É um adversário de respeito, que já eliminou o FC Porto, está a fazer um campeonato de muita qualidade, mas isso não diminui em nada a nossa vontade, o nosso querer e a nossa determinação em querer chegar à final da Taça de Portugal", frisou o dirigente "leonino", sem réplica do Chaves, face à ausência dos representantes do clube transmontano.

A representar o Benfica esteve o diretor Lourenço Coelho, que sublinhou a importância de uma abordagem séria na eliminatória com o emblema do segundo escalão. "Neste momento, somos a única equipa portuguesa que, além de um título, está em todas as competições. Essa é uma das forças do nosso grupo: saber que o que foi feito para trás não garante nada no futuro. Temos de abordar muito seriamente este jogo para seguir em frente, como é o nosso objetivo", referiu.

Já para o Leixões, a partida no Estádio da Luz é encarada como mais uma etapa no sonho da equipa. "Vai ser um prazer e um privilégio visitar o Estádio da Luz. Será importante para os nossos jogadores, para a motivação deles. É taça e tudo é possível. Estamos aqui para continuar a sonhar", disse Paulo Lobo, presidente do Leixões.

Os outros embates dos "quartos" colocam também frente a frente formações das I e II ligas, com o Estoril a receber a Académica e o Vitória de Guimarães a visitar o Sporting da Covilhã.

Depois de protagonizar uma das surpresas da ronda anterior, ao afastar o Sporting de Braga, os "serranos", pela voz do seu presidente, José Mendes, reiteraram a "ambição de chegar às meias-finais" da Taça.

"Somos uma equipa da II Liga e o Vitória de Guimarães está a fazer um grande campeonato. É a festa do futebol, por isso, vamos recebê-los de braços abertos e fazer com que a II Liga consiga dar mais um passo. É um jogo e tudo pode acontecer", declarou.

Por sua vez, Flávio Meireles, diretor do Vitória de Guimarães, disse que a equipa está avisada para o valor dos "serranos". "Ficou bem patente na eliminatória anterior: o Sporting da Covilhã eliminou uma equipa da I Liga fora de casa. Agora vai jogar em casa, é um fator extra positivo para o Covilhã, mas o Vitória vai fazer tudo para passar esta eliminatória".

O Estoril fez-se representar por Tiago Freitas, tendo este assegurado a determinação do clube em dar mais um passo rumo ao Jamor. "A nossa preparação começa já na madrugada de sexta-feira. Vamos trabalhar muito, inclusive enquanto outros estarão a festejar o Natal", atirou.

Por fim, a Académica, através do seu representante, Filipe Dinis, revelou "o privilégio" por defrontar os "estorilistas" nesta fase e lembrou o historial do clube na competição. "A Académica já venceu esta prova duas vezes. Vamos trabalhar um bocadinho mais do que o Estoril para conseguir isso", sentenciou.

Os quartos de final disputam-se de 17 a 19 de janeiro, enquanto a primeira mão das meias-finais está prevista para 01 de março e a segunda para 05 de abril.

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.