sicnot

Perfil

Desporto

Tóquio anuncia orçamento máximo de 14,7 mil milhões para os Jogos Olímpicos

© Kim Kyung Hoon / Reuters

O comité organizador de Tóquio2020 anunciou hoje que o orçamento para a realização dos Jogos Olímpicos vai situar-se entre 1,6 e 1,8 mil milhões de ienes (13.090 e 14.720 milhões de euros), depois de reduzir os custos.

A organização do evento propôs reduzir o orçamento depois de um grupo de analistas ter concluído que as despesas poderiam atingir os três mil milhões de ienes (24.347 milhões de euros).

A nova verba foi apresentada oficialmente hoje após uma reunião com o Comité Olímpico Internacional (COI), o comité organizador de Tóquio2020, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e a ministra japonesa encarregada do evento, Tamayo Marukawa.

Durante o encontro, também foi aprovada a construção de um novo estádio de voleibol para os Jogos Olímpicos, o Ariake Arena.

De modo a reduzir os custos, a organização de Tóquio2020 já modificou um terço dos locais de competições desportivas em relação ao programa original.

Lusa

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.