sicnot

Perfil

Desporto

Comité Olímpico Internacional abre processos disciplinares a 28 atletas russos

© Bruno Kelly / Reuters

O Comité Olímpico Internacional (COI) revelou que foram abertos processos disciplinares a 28 atletas russos suspeitos de recurso ao "doping" nos Jogos Olímpicos de inverno de Sochi, na Rússia.

O COI diz que as medidas foram tomadas na sequência das provas produzidas pelo investigador Richard McLaren, a pedido da Agência Mundial antidopagem (AMA).

No seu relatório, McLaren acusa o estado russo de ter "patrocinado" o consumo de "doping", recorrendo aos seus serviços de inteligência para organizar a troca de amostras de análises durantes os Jogos em Sochi.

O COI abriu os processos disciplinares a 28 atletas, em relação aos quais à evidência de manipulação de uma ou mais amostras de urina, que foram coletadas durante os Jogos Olímpicos de inverno Sochi2014", refere o comunicado do organismo olímpico.

McLaren entende que 28 de 95 das amostras estudadas pela sua equipa têm sinais de manipulação.

As 28 amostras serão reanalisadas pelo laboratório antidopagem de Lausana, com o COI a sublinhar que os casos não são ainda de doping, mas que a manipulação por si só pode conduzir a sanções.

Já tinham sido sancionados pelo COI 27 atletas russos, em resultado da reanálise de amostras referentes aos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e Londres2012.

O governo russo tem negado qualquer envolvimento estatal no recurso ao "doping", mas o antigo ministro do Desporto e atual vice-primeiro ministro, Vitali Mutko, foi banido dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, face a esta controvérsia.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.