sicnot

Perfil

Desporto

Comité Olímpico Internacional abre processos disciplinares a 28 atletas russos

© Bruno Kelly / Reuters

O Comité Olímpico Internacional (COI) revelou que foram abertos processos disciplinares a 28 atletas russos suspeitos de recurso ao "doping" nos Jogos Olímpicos de inverno de Sochi, na Rússia.

O COI diz que as medidas foram tomadas na sequência das provas produzidas pelo investigador Richard McLaren, a pedido da Agência Mundial antidopagem (AMA).

No seu relatório, McLaren acusa o estado russo de ter "patrocinado" o consumo de "doping", recorrendo aos seus serviços de inteligência para organizar a troca de amostras de análises durantes os Jogos em Sochi.

O COI abriu os processos disciplinares a 28 atletas, em relação aos quais à evidência de manipulação de uma ou mais amostras de urina, que foram coletadas durante os Jogos Olímpicos de inverno Sochi2014", refere o comunicado do organismo olímpico.

McLaren entende que 28 de 95 das amostras estudadas pela sua equipa têm sinais de manipulação.

As 28 amostras serão reanalisadas pelo laboratório antidopagem de Lausana, com o COI a sublinhar que os casos não são ainda de doping, mas que a manipulação por si só pode conduzir a sanções.

Já tinham sido sancionados pelo COI 27 atletas russos, em resultado da reanálise de amostras referentes aos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e Londres2012.

O governo russo tem negado qualquer envolvimento estatal no recurso ao "doping", mas o antigo ministro do Desporto e atual vice-primeiro ministro, Vitali Mutko, foi banido dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, face a esta controvérsia.

Lusa

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.