sicnot

Perfil

Desporto

Benfica com jogo de risco em Guimarães, FC Porto e Sporting no rescaldo de desaires

Lusa

O Benfica visita no sábado o Vitória de Guimarães, campo em que costuma sentir muitas dificuldades e que será um teste à liderança na I Liga de futebol, com quatro pontos de vantagem para o FC Porto.

Os "encarnados" chegam a Guimarães embalados com uma goleada na Taça da Liga (4-0) ao Vizela, da II Liga, enquanto os rivais FC Porto e Sporting viram-se afastados da competição, em jogos com alguma polémica na arbitragem.

Em Guimarães, o Benfica deverá continuar sem contar com Grimaldo, Eliseu, Salvio ou Jiménez, lesionados, mas Rui Vitória tem a boa notícia do regresso cada vez mais firme do goleador Jonas, que na quarta-feira entrou de início e bisou na partida.

Resta saber se o treinador benfiquista apostará no D. Afonso Henriques na dupla goleadora da última (Jonas/Mitroglou) ou se manterá Gonçalo Guedes em dupla com outro avançado, a solução encontrada face à lesão de Jonas.

Os vimaranenses, com uma boa campanha sob o comando de Pedro Martins (quintos classificados), recebem o Benfica embalados com três triunfos na Liga, embora estejam no sábado desfalcados do goleador maliano Marega, a caminho da Taça das Nações Africanas (CAN).

O jogo de sábado, com início às 18:15, antecederá novo encontro entre os dois emblemas, na terça-feira para a Taça da Liga e que definirá quem passará às meias-finais da competição.

A 16.ª jornada da Liga acontece no meio de grande discussão em torno das decisões de árbitros, nomeadamente na eliminação do FC Porto na Taça da Liga, com expulsões de Danilo e Brahimi, e Sporting, com uma grande penalidade, já nos descontos.

Os "dragões" (segundos classificados) foram derrotados em casa do Moreirense (1-0), num jogo que ditou não só a eliminação, mas a expulsão de Danilo e Brahimi, que irão falhar a visita no domingo ao Paços de Ferreira (13.º).

A equipa de Nuno Espírito Santo, eliminada também da Taça de Portugal, está pressionada a não perder pontos, face à distância para o Benfica, num cenário que é ainda mais grave para o Sporting, a oito pontos do rival lisboeta.

Na quarta-feira foi a formação leonina a perder em Setúbal (2-1), num jogo em que saiu derrotada com uma grande penalidade já nos descontos, motivando uma "invasão" do relvado da estrutura técnica sportinguista e confrontação ao árbitro Rui Oliveira.

No domingo, o Sporting (4.º) recebe o Feirense (15.º), antes de visitar ao Chaves (17.ª ronda) e Marítimo (18.ª), no fecho da primeira volta e início da segunda, respetivamente, a três jornadas de visitar também o FC Porto no Dragão.

Nesta jornada destaque ainda para o Sporting de Braga, terceiro classificado no campeonato, que visitará o Nacional, já sem o técnico Manuel Machado e que ocupa um 'preocupante' 16.º lugar, com dez derrotas em 15 jogos.

A ronda abrirá sábado pela manhã (11:45) com o jogo entre insulares e bracarenses e terminará na segunda-feira, com a receção do Moreirense (17.º) ao Belenenses (11.º).

I Liga, 16.ª jornada:

- sábado, 07 jan:

Nacional - Sporting de Braga, 11:45.

Estoril-Praia - Marítimo, 16:00.

Vitória de Guimarães - Benfica, 18:15.

Paços de Ferreira - FC Porto, 20:30.

- domingo, 08 jan:

Tondela - Arouca, 16:00.

Rio Ave - Desportivo de Chaves, 16:00.

Boavista - Vitória de Setúbal, 18:00.

Sporting - Feirense, 20:15.

- segunda-feira, 09 jan:

Moreirense - Belenenses, 20:00.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16