sicnot

Perfil

Desporto

Riyad Mahrez eleito melhor futebolista africano de 2016

O argelino Riyad Mahrez foi esta quinta-feira eleito melhor futebolista africano de 2016, distinção que premeia a brilhante época de 2015/16 que protagonizou ao serviço do Leicester, inesperado campeão de Inglaterra.

O médio ofensivo de 25 anos superou o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, incontornável goleador dos alemães do Borussia Dortmund, vencedor do prémio no ano anterior, e do avançado senegalês Sadio Mane, do Liverpool.

Quase 30 anos depois, a Argélia consegue conquistar uma terceira Bola de Ouro africana depois de Lakhdar Belloumi, em 1981, e de Rabah Madjer, em 1987, autor do célebre toque de calcanhar que nesse ano abriu o caminho à reviravolta no marcador na final da Taça dos Campeões Europeus conquistada pelo FC Porto na final frente ao Bayern Munique.

Com 17 golos marcados na I Liga inglesa, Mahrez foi um das 'pedras nucleares' do Leicester, que conquistou o título contra todas as previsões e superando as grandes equipas e crónicos candidatos.

De resto, os seus pares na Premier League fizeram-lhe justiça ao elegê-lo o melhor jogador de um dos campeonatos mais duros e competitivos da Europa e o seu desempenho permitiu que se tornasse em 2016 o primeiro argelino a integrar o 'top 10' da Bola de Ouro, ao ficar em sétimo lugar, à frente de Aubameyang, 11.º.

Em relação ao prémio de melhor jogador africano do ano, Mahrez foi eleito após uma votação em que participaram treinadores das seleções que integram as associações filiadas na Confederação Africana de Futebol (CAF) e especialistas de futebol e de comunicação social.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.