sicnot

Perfil

Desporto

Riyad Mahrez eleito melhor futebolista africano de 2016

O argelino Riyad Mahrez foi esta quinta-feira eleito melhor futebolista africano de 2016, distinção que premeia a brilhante época de 2015/16 que protagonizou ao serviço do Leicester, inesperado campeão de Inglaterra.

O médio ofensivo de 25 anos superou o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, incontornável goleador dos alemães do Borussia Dortmund, vencedor do prémio no ano anterior, e do avançado senegalês Sadio Mane, do Liverpool.

Quase 30 anos depois, a Argélia consegue conquistar uma terceira Bola de Ouro africana depois de Lakhdar Belloumi, em 1981, e de Rabah Madjer, em 1987, autor do célebre toque de calcanhar que nesse ano abriu o caminho à reviravolta no marcador na final da Taça dos Campeões Europeus conquistada pelo FC Porto na final frente ao Bayern Munique.

Com 17 golos marcados na I Liga inglesa, Mahrez foi um das 'pedras nucleares' do Leicester, que conquistou o título contra todas as previsões e superando as grandes equipas e crónicos candidatos.

De resto, os seus pares na Premier League fizeram-lhe justiça ao elegê-lo o melhor jogador de um dos campeonatos mais duros e competitivos da Europa e o seu desempenho permitiu que se tornasse em 2016 o primeiro argelino a integrar o 'top 10' da Bola de Ouro, ao ficar em sétimo lugar, à frente de Aubameyang, 11.º.

Em relação ao prémio de melhor jogador africano do ano, Mahrez foi eleito após uma votação em que participaram treinadores das seleções que integram as associações filiadas na Confederação Africana de Futebol (CAF) e especialistas de futebol e de comunicação social.

Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.