sicnot

Perfil

Desporto

Governo congratula-se com "distinção ímpar" a Cristiano Ronaldo

© Ruben Sprich / Reuters

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), João Paulo Rebelo, congratularam-se esta segunda-feira com a "distinção ímpar" atribuída pela FIFA a Cristiano Ronaldo como melhor futebolista de 2016.

"Este reconhecimento é a coroa de glória de um ano que, do ponto de vista desportivo, levou o nome de Portugal mais alto do que nunca. Um, apenas um, desses momentos foi a conquista, pela seleção nacional de futebol, do título de campeã europeia", pode ler-se na nota conjunta emitida hoje à comunicação social pelo Ministério da Educação e pela SEJD, na qual se acrescenta que o país "está orgulhoso e se ergue perante as qualidades desportivas de um futebolista reconhecido, com inteira justiça, mundialmente".

Os dois governantes consideram que para o título europeu conquistado pela equipa das 'quinas' em França foi "absolutamente fundamental a garra, a determinação, a perseverança e a crença em Portugal de Cristiano Ronaldo", cujas qualidades destacam, "não só porque são a pedra basilar do desporto como são os melhores exemplos para as novas gerações, em particular para as novas gerações de desportistas".

Para o Ministério da Educação e para a SEJD, Cristiano Ronaldo, eleito pela FIFA melhor jogador do mundo 2016, "representa simultaneamente uma inspiração e um desafio para a prossecução de políticas que contribuam para um panorama desportivo nacional cada vez mais forte e dignificante".

Na mesma nota, é deixada também uma palavra de "grande e permanente reconhecimento a Fernando Santos", um dos três nomeados pela FIFA para o prémio de melhor treinador do mundo 2016, "cujo trabalho sério, empenhado e resiliente, na atitude e na ação, tanto tem contribuído para um Portugal desportivamente maior".

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.