sicnot

Perfil

Desporto

Mundial de futebol com 48 equipas a partir de 2026

A FIFA aprovou, por unanimidade, o alargamento da fase final do campeonato mundial de futebol de 32 para 48 seleções. A medida entra em vigor em 2026.

Última atualização às 11:07

No novo formato, vão existir 16 grupos de três equipas. As duas primeiras a classificam-se para a fase de eliminatórias.

O Mundial passará dos atuais 64 jogos para 80, mas continuará a disputar-se durante 32 dias, como sucede atualmente.

A decisão foi anunciada esta manhã via Twitter, enquanto ainda decorria o Conselho da FIFA, órgão que substituiu o Comité Executivo.

O alargamento do mundial era uma das bandeiras do novo presidente do órgão máximo do futebol, Gianni Infantino.

Em cima da mesa estavam três propostas: manter o formato de 32 seleções e alargar para 40 ou 48 seleções.

Com Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.