sicnot

Perfil

Desporto

Mundial de futebol com 48 equipas a partir de 2026

A FIFA aprovou, por unanimidade, o alargamento da fase final do campeonato mundial de futebol de 32 para 48 seleções. A medida entra em vigor em 2026.

Última atualização às 11:07

No novo formato, vão existir 16 grupos de três equipas. As duas primeiras a classificam-se para a fase de eliminatórias.

O Mundial passará dos atuais 64 jogos para 80, mas continuará a disputar-se durante 32 dias, como sucede atualmente.

A decisão foi anunciada esta manhã via Twitter, enquanto ainda decorria o Conselho da FIFA, órgão que substituiu o Comité Executivo.

O alargamento do mundial era uma das bandeiras do novo presidente do órgão máximo do futebol, Gianni Infantino.

Em cima da mesa estavam três propostas: manter o formato de 32 seleções e alargar para 40 ou 48 seleções.

Com Lusa

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.